Fatores Promotores do Alinhamento Estratégico da Tecnologia da Informação no ambiente organizacional do Centro de Educação da UFRN
Alinhamento Estratégico. Fatores Promotores. Tecnologia da Informação.
Considerando o ambiente organizacional cada vez mais dinâmico, é preciso que as organizações estejam aptas a tornar clara a sua visão e a sua missão, e traduzi-las em ações, enxergando oportunidades para estimular um melhor desempenho presente e futuro. Dessa forma, o alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação e a estratégia de negócio é um norteador para alcançar metas e objetivos organizacionais. Quando os gestores compreendem as oportunidades que a Tecnologia da Informação proporciona, os obstáculos que dificultam a colaboração entre TI e negócio são mitigados. O alinhamento estratégico vem consolidar a sinergia entre esses dois domínios em um processo de melhoria contínua. Neste sentido, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em evidenciar os fatores promotores do alinhamento estratégico entre a estratégia de gestão e estratégia de Tecnologia da Informação presentes no ambiente organizacional do Centro de Educação da UFRN, e a partir desse diagnóstico elaborar um plano de ação para contribuir com o alinhamento estratégico institucional. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa básica, tendo como objeto de pesquisa o referido Centro. Quanto aos objetivos metodológicos, é caracterizada como uma pesquisa descritiva. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada conduzida por um roteiro de entrevista elaborado a partir dos fatores promotores do alinhamento estratégico encontrados na literatura, e evidenciados no modelo de Spósito (2017), além de utilização de análise documental. Foram entrevistados os gestores do Centro de Educação da UFRN, por serem responsáveis pelas decisões estratégicas do Centro, e a equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação, esta responsável por elaborar a política de informática da Universidade, num quantitativo de dez entrevistados. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise qualitativa do tipo temática. Espera-se, através desta pesquisa descritiva, obter um diagnóstico preciso dos fatores promotores do alinhamento estratégico e, desse modo, recomendar melhorias que contribuam para promoção dos elementos positivos do alinhamento estratégico.