Estudo de Novas Topologias de Inversor de Frequência com Comutação Suave e SVPWM Aplicado à Veículos Elétricos
Inversores Trifásicos, SVPWM, Alta Eficiência, Veículos Elétricos
Com a crescente popularização de carros elétricos e híbridos e elevação do preço dos combustíveis fósseis, aumentou-se a necessidade de novas topologias de inversores e técnicas de controle para atender requisitos de torque e velocidade de uma máquina de indução. Visando aumentar a eficiência e a vida útil dos inversores, é comum a utilização de técnicas de comutação suave, como o cruzamento em tensão zero (ZVS) e cruzamento de corrente em zero (ZCS). Com isso, é possível reduzir o estresse nas chaves durante suas comutações, elevando a sua vida útil. Para fazer o controle de tensão na máquina, é utilizado o controle por largura de pulso de espaço vetorial, o SVPWM, que apresenta como vantagens uma menor taxa de distorção harmônica, maior faixa de modulação linear, menos perdas na comutação, fácil implementação e velocidade de resposta.
Essa qualificação de doutorado tem por objetivo projetar, analisar e construir um inversor trifásico com comutação suave, controlado por modulação por espaço vetorial SVPWM para alimentar um motor de indução de um veículo elétrico. O controle desse inversor é feito utilizando um DSP-28335.