Banca de QUALIFICAÇÃO: GEILSON DE MACEDO BIBIANO

TIME: 09:00
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/wkr-rbhw-mrg >
TITLE:

IMPROVING A DECISION-MAKING PROCESS IN A PUBLIC ORGANIZATION BY USING A BUSINESS INTELLIGENCE TOOL FROM THE PERSPECTIVE OF INFORMATION MANAGEMENT

KEY WORDS:

Informação. Gestão da Informação. Tomada de decisão. Business Intelligence

PAGES: 48
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Ciência da Informação
SUMMARY:

A informação é um recurso capaz de reduzir as incertezas nos processos decisórios das organizações. Para tanto, as  organizações devem gerenciar o grande volume de informações que produzem, filtrando aquelas que são úteis e oportunas para os tomadores de decisão. Nesse contexto, os sistemas informacionais entram como ferramentas de apoio na gestão informacional, auxiliando no manuseio de dados e na entrega de informações que subsidiam a tomada de decisão. Atualmente, a disseminação do uso de ferramentas de Business Intelligence nas organizações é cada vez mais evidente, e para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, BI possibilita aos gestores tomar decisões mais assertivas através de análises gráficas, de relatórios e de indicadores de desempenho. Esta pesquisa visa implementar e validar uma ferramenta de BI no processo de tomada de decisão no contexto da Diretoria de Projetos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Planejamento da UFRN. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende: 1. Identificar as necessidades informacionais dos atores da tomada de decisão no processo de projetos acadêmicos da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2. Mapear o fluxo informacional do processo de projetos acadêmicos na Diretoria de Projetos Acadêmicos da PROPLAN; 3. Elaborar um painel de indicadores para dar suporte à tomada de decisão no processo investigado; 4. Validar a solução desenvolvida frente às necessidades informacionais dos gestores. Do ponto de vista de sua natureza, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada, com uma abordagem qualitativa. Quanto ao objetivo, a presente pesquisa classifica-se como exploratória. São adotados os procedimentos metodológicos da obra “DRM, A Design Research Methodology”, dos autores Blessing e Chakrabarti (2009). Para cumprir os objetivos, se realiza uma pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e um grupo focal para validar a solução a ser proposta pelo estudo.

BANKING MEMBERS:
Interno - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO
Externo à Instituição - WAGNER JUNQUEIRA - UFPB
Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 10:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao