ECONOMIA CIRCULAR E SUPERMERCADOS: UM MODELO DE NEGÓCIO
Palavras-chave: Supermercados varejistas, framework de processos, planejamento de produção, economia circular.
A presente dissertação aborda a cadeia e gestão produtiva dentro de redes de supermercados varejistas, a partir da observação de oportunidades de desenvolvimento de um novo método de produção baseado na otimização de utilização dos recursos disponíveis em suas instalações. Tendo como objetivo desenvolver um framework de um modelo de negócios, baseado na economia circular para a gestão de produtos de fabricação própria e perecíveis em supermercados. Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à gestão de produção, planejamento, reutilização e sustentabilidade, desenvolvendo um modelo a ser efetivamente implantado, com padronização e qualidade. O estudo se realizará através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e, a segunda, de cunho conclusivo, a qual se concretizou mediante a realização do levantamento de dados como vendas, perdas, produções e índices de utilização dentro dos processos de produção presentes em duas grandes redes de supermercado. A metodologia adotada segue como base estudos bibliográficos e estudo de situações e soluções de problemas de campo, de coleta de dados numéricos através do sistema Consinco e SAP, que após análises, servem de base para fundamentação e tomadas de decisões através dos indicadores estabelecidos. Por fim, espera-se ao final, a apresentação de um modelo de negócios inovador, sustentável e rentável, baseado em alicerces seguros através de informações fidedignas, processos claros no aspecto de produções próprias de alimentos.