Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA PESSOA COUTINHO FERNANDES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA PESSOA COUTINHO FERNANDES LIMA
DATA : 26/12/2016
HORA: 15:00
LOCAL: Sala VC01, SINFO
TÍTULO:

Estudo Comparativo dos Formulários Eletrônicos da Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos da UFRN no período de 2006 a 2016 sob a ótica da Ergonomia e Usabilidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação funcional, Formulário eletrônico, Usabilidade, Entrevista, Avaliação cooperativa, Questionário de satisfação, SIGRH


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A avaliação de desempenho é uma ferramenta fundamental para a gestão de pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Através dela é possível identificar a situação dos servidores em um determinado espaço de tempo, considerando a análise do próprio servidor, dos seus pares e de sua chefia. Na UFRN, o formulário de avaliação é aplicado anualmente e seu preenchimento é obrigatório para os servidores técnico-administrativos em educação e dos docentes que exercem de funções administrativas. Através desses dados, a equipe de Gestão de Pessoas pode planejar as estratégias de desenvolvimento de pessoas, como cursos de capacitação, por exemplo, permitindo que a instituição cresça junto com elas, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados.

Pelo impacto causado no processo de gestão de pessoas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) identificou a necessidade de atualizar os formulários de avaliação de desempenho dos servidores, buscando torná-lo mais agradável para estimular os servidores a contribuírem com o aprimoramento do funcionamento da área de administração e desenvolvimento de pessoal.

O estudo apresentado tem como objetivo analisar a usabilidade dos formulários de avaliação de desempenho da UFRN, sendo o primeiro desenvolvido em 2006 e utilizado até 2015 e o segundo, criado para substituí-lo, e gerar um conjunto de sugestões que possam contribuir para o redesignda ferramenta sob a ótica da usabilidade.

Para realizar este estudo de caráter qualitativo, foram utilizadas duas técnicas para coletar as informações. Primeiramente, foi realizada uma entrevista estruturada com o responsável peloDesign da Superintendência de Informática (SINFO) e com os responsáveis pelo setor de avaliação da PROGESP para facilitar a compreensão do quadro atual e das necessidades de mudança. Em seguida, foram realizados dois pilotos da avaliação cooperativa, com o objetivo de validar o processo da presente pesquisa.

Realizada aplicação dos dois pilotos para validação dos procedimentos da pesquisa foi possível obter um resultado parcial, no qual todos os servidores que participaram da pesquisa indicaram que o formulário da resolução de 2015 apresenta mais usabilidade que o seu anterior, ainda que seja um protótipo e  necessite de melhorias.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interno - 2306291 - TASSOS LYCURGO GALVAO NUNES
Notícia cadastrada em: 16/12/2016 12:14
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