Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIANE CRISTINA DE MEDEIROS SILVA

TIME: 14:00
LOCAL: REMOTO
TITLE:

ANÁLISE DO METAJORNALISMO COMO ESTRATÉGIA IMERSIVA NO PODCAST A MULHER DA CASA ABANDONADA

KEY WORDS:

Podcast; Metajornalismo; Podcasts Narrativos; Radiojornalismo Narrativo; A mulher da casa abandonada

PAGES: 45
BIG AREA: Ciências Sociais Aplicadas
AREA: Comunicação
SUBÁREA: Rádio e Televisão
SPECIALTY: Radiodifusão
SUMMARY:

A partir do potencial essencialmente imersivo do áudio, os podcasts narrativos têm explorado estratégias de imersão para a conquista da atenção do ouvinte. No campo do jornalismo narrativo, tanto a prática jornalística quanto o jornalista se tornam personagens presentes no enredo dando luz sobre os bastidores da reportagem envolvendo o espectador com uma visão mais aprofundada em relação à apuração das informações narradas, abordagem reconhecida como Metajornalismo (Modesto, 2010). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo compreender quais os elementos e marcas expressivas do metajornalismo estão presentes no podcast “A mulher da casa abandonada” produzido pelo jornalista Chico Felitti, vinculado ao conglomerado Folha de S. Paulo. Em um primeiro momento, será apresentado o formato podcast e sua presença no universo digital (Kischinhevsky, 2012; Luiz, 2014; Lopez, 2011) bem como uma discussão sobre seus modelos propostos (Bontempo, 2020; Bufarah, 2021; Viana e Chagas, 2021). Posteriormente, será considerado o radiojornalismo narrativo e o metajornalismo em podcast a partir das características intrínsecas da linguagem radiofônica (Modesto, 2010; Kischinhevsky, 2017; Viana 2022). Para análise, faz-se necessária uma abordagem metodológica híbrida ao combinarmos a observação dos elementos parassonoros (Kischinhevsky; Modesto, 2014) com uma Análise Crítica no Jornalismo Narrativo em Podcast desenvolvida por Viana (2022). Neste último método teremos como recorte a representação metajornalística evidenciada nos sete episódios da série, observando amostras representativas de: memória, bastidores e repercussão jornalística evidenciadas na narrativa. Dentre os resultados esperados, este estudo pretende apresentar quais estratégias jornalísticas referentes ao metajornalismo são apresentadas no objeto escolhido a fim de demonstrar como o ouvinte pode ter sua experiência de imersão no podcast intensificada ao obter detalhes da apuração tanto pela oralidade quanto pelo uso de elementos parassonoros.

COMMITTEE MEMBERS:
Externo à Instituição - DEBORA CRISTINA LOPEZ - UFOP