INTERNET E CAMPANHAS ELEITORAIS MODERNAS: influências nas eleições 2012 em Natal/RN
Campanhas eleitorais. Internet. Redes Sociais. Política.
O mundo contemporâneo passa por inúmeras transformações sociais, impulsionadas sobremaneira pela expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação, em um novo momento da Modernidade. Essas ferramentas ganharam visibilidade na eleição de Barack Obama, em 2008, nos Estados Unidos. No Brasil, um dos reflexos foi a minirreforma eleitoral, liberando o uso da Internet para propaganda política, por meio de blogs, redes sociais e sítios de mensagens instantâneas. No entanto, percebe-se que a utilização dessas mídias no contexto eleitoral não diminui a necessidade de utilização do formato tradicional de fazer campanhas políticas, principalmente, a televisão. É uma relação dialética, já que as grandes coligações que estão à frente das pesquisas eleitorais nem sempre têm o melhor desempenho nesses espaços. Dessa forma, este estudo visa analisar como os web sites e redes sociais oficiais foram utilizadas pelas candidaturas majoritárias nas eleições municipais em Natal/RN, em 2012, delimitando e definindo sua importância no processo.