MÚSICA E RELIGIÃO EM MAX WEBER: TENSÕES E CONFLUÊNCIAS ENTRE DUAS ESFERAS DE VALOR
Música; Religião; Racionalização.
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre música e religião na obra de Max Weber, sobretudo, na tensão e confluência verificadas entre estas duas dimensões nas suas sociologias específicas: Sociologia da Música e Sociologia da Religião. Revisitando o conceito de racionalização, presente no pensamento weberiano, discutimos de que modo a música e a religião, enquanto esferas distintas da vida, protagonizam conflitos e alianças ao construir ethos particulares de ação no mundo – tendo o surgimento de uma racionalidade baseada no cálculo uma posição central para compreender a construção da técnica musical no ocidente e a autonomização do gozo estético do gozo religioso, anteriormente vinculados. No que concerne ao procedimento de análise, fizemos uso do procedimento da cartografia simbólica, conforme Santos (2000), de obras selecionadas de Max Weber no tocante aos campos de estudo já referidos, tendo em vista identificar as aproximações e os distanciamentos entre música e religião no pensamento do autor.