Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO ANTUNES DE FRANÇA PESSOA

DATA : 12/06/2018
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

DESTRONANDO A POLÍTICA: O CONCEITO DE DEMOCRACIA EM F. A. HAYEK

Democracia. Neoliberalismo. Escola Austríaca. Teorias da Democracia. Liberalismo Clássico.

Entre os membros da Escola Austríaca F. A. Hayek se destaca por sua importância e contribuição intelectual para diversos campos do conhecimento, desde a Economia, passando pela Filosofia Política até a Psicologia. Um dos grandes críticos de Marx foi um homem que, ao lado de Lord Keynes, teve sua história mesclada com a própria trajetória econômica capitalista do século XX, de modo que é possível estudá-la a partir das relações de conflito entre os modelos econômicos keynesiano e austríaco. Esta pesquisa, entretanto, volta-se para os escritos teóricos e filosóficos políticos que tornaram Hayek conhecido mundialmente, e, hoje, uma das principais fontes acadêmicas quando o assunto é a defesa ou o combate ao chamado neoliberalismo. Dependente de todo o ecossistema teórico que lhe precede, o conceito de democracia em Hayek é caro para os que desejam produzir a crítica ou elogio da democracia contemporânea. Assim, nossa intenção é definir o conceito de democracia neste autor apresentando também aqueles conceitos que lhes são satélites, com o objetivo de promover uma análise crítica dos mesmos. Procuramos revelar Hayek como um dos opositores à radicalização da democracia, radicalização que vem sendo combatida pelo liberalismo desde os seus clássicos. A atual crise da democracia brasileira torna urgente o entendimento de todas as alternativas para ela que se apresentam nos diversos setores da sociedade e programas ideológicos. Este trabalho pretende, portanto, se contrapor à demarquia hayekiana, sua alternativa para a “democracia ilimitada” supostamente cultivada pelo presente. Não pretendemos “destronar a política”, como Hayek desejava, mas defende-la como lugar privilegiado para a superação das relações de dominação atualmente operantes.

Presidente - 1517561 - GABRIEL EDUARDO VITULLO
Externo à Instituição - ARAGON ÉRICO DASSO JÚNIOR - UFRGS
Externo à Instituição - JAVIER ALBERTO VADELL - PUCMinas
Notícia cadastrada em: 11/06/2018 10:10