TRANSPORTE LONGITUDINAL DE SEDIMENTO EM PRAIA NO LITORAL DO NORDESTE BRASILEIRO
transporte de sedimentos, ambientes costeiros, erosão, modelo numérico.
O transporte litorâneo de sedimentos, conduzido pela dinâmica dos fluidos, é fator condicionante para a ocorrência de mudanças morfológicas em ambientes costeiros. A sua interrupção, seja por causas naturais ou induzidas pelo homem, pode alterar o equilíbrio existente em determinado ambiente, seja a longo ou curto prazo, ocasionando ou acelerando processos erosivos e resultando em prejuízos econômicos e ambientais. O conhecimento e a capacidade de se prever o transporte de sedimento litorâneo é essencial para a elaboração de projetos, bem como para auxiliar a tomada de decisões estratégicas de gerenciamento costeiro. Este estudo tem como proposta avaliar a taxa de transporte longitudinal de sedimento característica da Praia de Ponta Negra (PPN), localizada no litoral sul da cidade de Natal-RN, a qual passou por um intenso processo de erosão principalmente no período compreendido entre os anos de 2011 e 2012, o que levou a necessidade da realização de uma obra de enrocamento (atualmente em execução). A hidrodinâmica será analisada em condição de clima marítimo normal e em eventos extremos, enquanto que para o transporte de sedimento serão analisadas as taxas médias anuais e sazonais (considerando as quatro estações do ano) do transporte potencial longitudinal. Para isso, será utilizado o modelo numérico de erosão/sedimentação (EROS), presente no Sistema de modelagem Costeira (SMC), o qual utiliza três diferentes formulações para o cálculo do transporte de sedimentos: CERC (1984), Kamphuis (1991) e Bayram et. al., (2007).