Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LAURA OLIVEIRA DE SÁ LEITÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LAURA OLIVEIRA DE SÁ LEITÃO
DATA : 16/07/2018
LOCAL: SALA DO CATRE

Síntese de adsorvente pelicular e aplicações

Adsorvente pelicular, adsorção em leito expandido, recuperação,  proteína.

Devido ao crescente interesse e aplicações dos produtos biotecnológicos, novos processos de recuperação e purificação de biomoléculas vem sendo desenvolvidos. Nesse cenário, a ALE tem despertado interesse, pois apresenta vantagens sobre os métodos tradicionais de separação por ser uma técnica integradora, combinando as etapas de clarificação, concentração e purificação em uma única operação. Atualmente, o mercado disponibiliza adsorventes cromatográficos para uso com ALE, explorando diferentes técnicas, tais como os adsorventes comercialmente conhecidos como Streamline®. Entretanto, a busca por novos e melhores adsorventes para uso em ALE é constante, principalmente para minimizar os efeitos de transferência de massa. Dessa forma, é necessária uma escolha criteriosa na escolha da resina uma vez que representa um fator muito importante nas etapas de recuperação e purificação. Alguns parâmetros comodensidade do adsorvente, tamanho, tipo de ligante e capacidade de adsorção são de extrema importância e devem ser sempre avaliados e melhorados, ao se desenvolver tais adsorventes para uso em ALE.  Dessa forma, a síntese de adsorventes sólidos adequados vem se destacando nos estudos desenvolvidos nos últimos anos uma vez que este elemento é essencial na adsorção em leito expandido. A utilização dos adsorventes peliculares é apresentada como uma estratégia adequada para atingir alta eficiência nos processos de ALE. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar e otimizar as condições para síntese de um adsorvente pelicular a partir de esferas de zircônia-ítria, revestido com uma camada de material polimérico poroso (agarose), bem como aplicar essa resina para recuperar biomoléculas em processo de adsorção em leito expandido.

Externo ao Programa - 089.656.434-73 - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA - UFRN
Presidente - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS