Banca de DEFESA: EMILIANNY RAFAELY BATISTA MAGALHAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILIANNY RAFAELY BATISTA MAGALHAES
DATA: 30/07/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEQ
TÍTULO:

"AVALIAÇÃO DE FLOCULANTE NATURAL À BASE DE MORINGA OLEIFERA NO TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: APLICAÇÃO DA TÉCNICA COMBINADA FLOCULAÇÃO/FLOTAÇÃO"



PALAVRAS-CHAVES:

Água produzida; Moringa oleifera; flotação por ar dissolvido; floculantes


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
RESUMO:

O principal efluente presente na indústria do petróleo é a água produzida, que normalmente está associada ao óleo produzido, apresentando um considerável volume de produção e podendo refletir em efeitos nocivos ao meio ambiente e à sociedade caso seu descarte seja inadequado, sendo imprescindível, portanto, um valoroso cuidado para estabelecer e manter a sua gestão. O tratamento convencional para este efluente associa as técnicas de floculação e flotação. Na floculação são utilizados floculantes convencionais que, além do alto custo, são fornecidos com pouca informação técnica. A flotação é a etapa na qual é possível obter a separação das partículas coloidais presentes no efluente, sendo a flotação por ar dissolvido (FAD) uma técnica que vem se consolidando economicamente e apresentantdo grande confiabilidade ambiental ao se comparar com outros processos. A FAD se apresenta como um processo largamente empregado em vários campos de tratamento de águas de abastecimento e de efluentes industriais em todo o planeta. Neste sentido, esse trabalho objetivou avaliar o potencial de um floculante alternativo natural à base de Moringa oleifera na redução do teor de óleos e graxas (TOG) da água produzida na indústria do petróleo através do método de floculação/FAD. Avaliou-se a eficiência do floculante natural e se comparou sua eficiência com dois floculantes comerciais normalmente utilizados pela indústria do petróleo (A e B). Os resultados de eficiências globais para todos os floculantes foram tratados através de planejamentos estatísticos experimentais com base na utilização do software STATISTICA versão 10.0. Obteve-se no planejamento experimental superfícies de contorno e de resposta que foram interpretadas em termos da variável resposta eficiência de remoção de TOG (Teor de Óleos e/ou Graxas). O planejamento permitiu ainda a obtenção de modelos matemáticos para cálculo da variável resposta nas condições estudadas. Os floculantes comerciais A e B apresentaram comportamentos similares, com eficiência global média de 90% na eficiência de remoção do óleo, sendo a análise econômica o fator decisivo para a escolha de utilização desses floculantes no processo. O floculante alternativo natural, à base de Moringa oleifera, apresentou menor eficiência de separação que àquelas de A e B (em média 70%), por outro lado este floculante se apresenta ambientalmente correto e de menor custo.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1308273 - EDUARDO LINS DE BARROS NETO
Presidente - 349749 - JOAO BOSCO DE ARAUJO PAULO
Externo à Instituição - MARCEL VASCONCELOS MELO - PETROBRAS
Notícia cadastrada em: 15/07/2014 15:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao