Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR BEZERRA ROSENO

DISCENTE : IGOR BEZERRA ROSENO
DATA : 04/06/2018
LOCAL: Sala 222- CTEC

Os impactos da implementação da energia solar fotovoltaica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Impactos. Energia Solar Fotovoltaica. Sustentabilidade. IFRN

Cresce a cada dia o interesse e investimento em estudos e tecnologias sobre a geração de energia, visto que, o consumo e a demanda estão cada vez maiores. O Brasil oferece grandes privilégios e vantagens para utilização de outras fontes de energia elétrica como, por exemplo, a energia solar fotovoltaica, e em especial o Nordeste, região que apresenta os melhores índices de irradiação solar. A energia gerada tende a ser fragmentada cada vez mais, em vários tipos, a fim de contribuir para uma matriz diversificada que busca um maior aproveitamento dos recursos disponíveis. Com a implementação da energia solar fotovoltaica alguns impactos serão percebidos, sendo eles de âmbito ambiental, econômico, científico e político-social. O objetivo da pesquisa é identificar quais os impactos causados pela energia solar fotovoltaica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, tendo o interesse de compreender melhor como essa fonte energética já está e ainda pode contribuir mais para a sociedade de modo geral, podendo ser em instituições, empresas ou residências. O estudo se torna importante não apenas por tratar de uma nova fonte de energia na matriz energética, mas também de perceber que é uma realidade e é possível a sua implementação. A pesquisa foi desenvolvida utilizando uma abordagem qualitativa, sendo caracterizada quanto aos objetivos como descritiva. Foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de entrevista individual aos responsáveis por toda energia solar fotovoltaica do IFRN, todos os 21 campis mais a reitoria são monitorados simultaneamente e analisado no Centro de Pesquisa em Energia Fotovoltaica no Campus central. A categorização dos dados deu-se pela análise de conteúdo e apresentou a percepção dos respondentes em classificações quanto à implementação das mini usinas fotovoltaicas na instituição. Os impactos levantados pela pesquisa serão entregues para as pessoas responsáveis pelo setor na instituição de educação para que sirva como material de estudo, e forma para consolidação da utilização da energia solar fotovoltaica no estado.

Presidente - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Interno - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ