“Poluição sonora no município de Natal/RN: avaliação do ruído urbano a partir de mapeamento acústico em modelo computacional”
mapeamento acústico; ruído; poluição sonora; ruído de tráfego; Natal/RN.
A poluição sonora já é considerada, pela Organização Mundial de Saúde - OMS, a segunda causa de poluição no mundo. Num contexto geral, o desenvolvimento urbano foi acompanhado pelo crescimento acelerado das cidades e pelo aumento da circulação de veículos automotores, causando maiores níveis de poluição sonora. Os ambientes urbanos apresentam cenários acústicos complexos e seus estudos precisam considerar a participação de várias fontes sonoras e o impacto destas a população da cidade. Ao avaliar possíveis soluções, os modelos computacionais se tornam facilitadores, uma vez que possibilitam a realização de rápidos cálculos, análises e relatórios. Com tal recurso, é possível conhecer os níveis de pressão sonora em qualquer ponto de uma área modelada, por meio de leitura direta no mapa do ruído. Portanto, esta pesquisa pretende diagnosticar a qualidade do ambiente sonoro e sua relação com a malha viária na cidade do Natal/RN, através de mapeamento do ruído de tráfego em modelo computacional. De forma mais específica, intenta-se: a) analisar dados as fontes de ruído de tráfego na cidade do Natal/RN; b) realizar mapa acústico no entorno das principais vias urbanas; c) confrontar a situação sonora da cidade com a legislação vigente; d) destacar as áreas expostas a altos níveis de ruído, identificando os problemas e efeitos destes, como ferramenta para embasar um futuro plano de ação de combate ao ruído de tráfego na cidade; e) propor diretrizes que auxiliem em uma melhor qualidade acústica para Natal/RN, identificando as áreas a serem melhoradas e protegidas. Para isso, inicialmente realizar-se-á a coleta dos dados de tráfego (volume de veículos leves e pesados), mapas simplificados de uso do solo, gabarito, áreas densamente verdes e obras viárias da área trabalhada. Depois de concluídas todas as etapas de coleta de dados, serão elaborados e analisados os mapas acústicos processados através do software SoundPLAN, nas principais vias da cidade e em áreas estratégicas. Tais mapas serão calibrados a partir de dados quantitativos de medição acústica in loco. Como resultados desta tese, pretende-se gerar os dados quantitativos (níveis de pressão sonora) e qualitativos (mapas acústicos) que possibilitarão a caracterização da cidade do Natal/RN em relação à poluição sonora de vias, como ferramenta para embasar um futuro plano de ação de combate ao ruído de tráfego na cidade. Busca-se também que tal pesquisa sirva como banco de dados para estudos pontuais de ruído, assim como para políticas de expansão da cidade, plano de mobilidade urbana e melhorias de áreas sonoras críticas.