Realidade Virtual como Ferramenta de Experimentação em Neurociências
Realidade virtual; ambientes virtuais; neurociência experimental; navegação espacial; aprendizagem; cognição corporificada; neurorreabilitação
Realidade Virtual (RV) se tornou uma ferramenta muito utilizada para experimentação em neurociências, com várias aplicações em áreas diversas. Através da imersão de sujeitos em uma simulação multissensorial, a RV possibilita aos experimentadores uma fácil manipulação e controle dos protocolos experimentais e também a possibilidade de desenvolver experiências que não obedeçam as leis da física. Além disso, as simulações podem ser apresentadas a sujeitos constritos, permitindo o uso de ferramentas de captura de dados neurais que não estariam disponíveis de outra maneira. Criar essas experiências, no entanto, pode ser uma tarefa complicada.
Mesmo quando os experimentadores já sabem que tipo de experiência desejam criar, eles ainda precisam encontrar equipamentos adequados para imergir o sujeito na simulação, enquanto também proveem um ambiente virtual (AV) adequado, contendo todas as informações necessárias para a experiência. Essa decisão precisa de conhecimento dos equipamentos disponíveis e as vezes, especialmente para sujeitos não humanos, o desenvolvimento de novos. Nessa revisão, nosso objetivo é explorar o trabalho que vem sendo feito por pesquisadores com RV como uma ferramenta para neurocientistas realizando experimentos tanto em humanos
quanto em outros animais. Nós apresentamos alguns conceitos chave de RV e os principais equipamentos, juntamente com seu uso em experimentos de neurociência. Depois disso, nós discutimos algumas aplicações de VR em quatro áreas específicas da neurociência - navegação, aprendizagem e memória, cognição corporificada e neurorreabilitação. Por fim, nós discutimos potenciais novas pesquisas nessas áreas, juntamente com possíveis novos desenvolvimentos.