Banca de DEFESA: WENDERSON VENCESLAU BARROSO DE PAULA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WENDERSON VENCESLAU BARROSO DE PAULA
DATA : 28/01/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO:

Acústica como interseccionalidade entre a Física e a Música: proposta de sequência de ensino de Física Acústica a partir de elementos musicais à luz dos “três momentos pedagógicos”


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física; sequência didática; Acústica; Três Momentos Pedagógicos. 


PÁGINAS: 247
RESUMO:

Como uma forma de expressão artística tão difundida e envolvente, a música tem o

potencial de estimular emoções, memórias, reflexões e criar conexões. No contexto do

ensino de Física no nível médio, a música e os seus elementos podem atuar como uma

ferramenta didática eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, capaz de

proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem dinâmica e prazerosa,

podendo exercer, portanto, uma ação facilitadora na compreensão de conceitos

científicos complexos, corriqueiramente tradados como muito abstratos ou intangíveis

pelos alunos. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o

ensino de conceitos básicos de Física Acústica para turmas de segunda série do Ensino

Médio, utilizando, como subsídio teórico-metodológico os "Três Momentos

Pedagógicos" (3MP). Nesta sequência, a música não é utilizada como mero 

preenchimento de espaço motivacional, mas é, sobretudo, considerada como uma

interface que, assim como a Física, tem a Acústica como campo interseccional.

Delineamos, neste trabalho, uma sequência de ensino de Física Acústica que

contempla, ao todo, nove aulas, cujo objetivo principal é fazer com que os alunos

compreendam, através de uma sequência didática elaborada a partir de uma série de

problematizações geradoras e aplicações, os conceitos relativos à Física Acústica por

meio da música, utilizando, como exemplificações didáticas, alguns aparatos

relacionados, como microfone, diapasão, violão e tubos sonoros (construídos com

canos de PVC). Verificamos, no decorrer da nossa pesquisa, que os objetivos propostos

foram todos atingidos com a metodologia adotada e que os estudantes se sentiram

envolvidos e motivados ao longo do processo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 1717472 - RONAI MACHADO LISBOA
Externa à Instituição - THATYARA FREIRE DE SOUZA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 18/12/2024 09:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao