Acústica como interseccionalidade entre a Física e a Música: proposta de sequência de ensino de Física Acústica a partir de elementos musicais à luz dos “três momentos pedagógicos”
Ensino de Física; sequência didática; Acústica; Três Momentos Pedagógicos.
Como uma forma de expressão artística tão difundida e envolvente, a música tem o
potencial de estimular emoções, memórias, reflexões e criar conexões. No contexto do
ensino de Física no nível médio, a música e os seus elementos podem atuar como uma
ferramenta didática eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, capaz de
proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem dinâmica e prazerosa,
podendo exercer, portanto, uma ação facilitadora na compreensão de conceitos
científicos complexos, corriqueiramente tradados como muito abstratos ou intangíveis
pelos alunos. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o
ensino de conceitos básicos de Física Acústica para turmas de segunda série do Ensino
Médio, utilizando, como subsídio teórico-metodológico os "Três Momentos
Pedagógicos" (3MP). Nesta sequência, a música não é utilizada como mero
preenchimento de espaço motivacional, mas é, sobretudo, considerada como uma
interface que, assim como a Física, tem a Acústica como campo interseccional.
Delineamos, neste trabalho, uma sequência de ensino de Física Acústica que
contempla, ao todo, nove aulas, cujo objetivo principal é fazer com que os alunos
compreendam, através de uma sequência didática elaborada a partir de uma série de
problematizações geradoras e aplicações, os conceitos relativos à Física Acústica por
meio da música, utilizando, como exemplificações didáticas, alguns aparatos
relacionados, como microfone, diapasão, violão e tubos sonoros (construídos com
canos de PVC). Verificamos, no decorrer da nossa pesquisa, que os objetivos propostos
foram todos atingidos com a metodologia adotada e que os estudantes se sentiram
envolvidos e motivados ao longo do processo.