Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA CAROLINE DOS SANTOS ROSA

DISCENTE : NATHÁLIA CAROLINE DOS SANTOS ROSA
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Sala 06/ECT

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO: UMA PROPOSTA UTILIZANDO A SALA DE AULA INVERTIDA E O CHATGPT

ensino de física; sala de aula invertida; inteligência artificial; chatgpt; metodologias ativas de ensino.

Atualmente a tecnologia é inserida no cotidiano das pessoas desde muito cedo. O contato com celulares, computadores e ferramentas tecnológicas acontece desde a infância. Mesmo assim, por muitas vezes, a inserção da tecnologia na sala de aula ainda é temida por alguns professores. Neste trabalho, é proposta uma sequência didática que utiliza a tecnologia como principal ferramenta de ensino. E tem por objetivo auxiliar e guiar os professores na inserção de novas tecnologias de ensino nas suas aulas, além de motivar e despertar o interesse pela Física e melhorar o desempenho dos estudantes. A sequência didática trabalha os conteúdos de eletromagnetismo e se fundamenta na metodologia da Sala de Aula Invertida. Essa metodologia sugere que aconteça uma inversão na forma como o conteúdo é obtido. Tradicionalmente o conteúdo é exposto em sala e os exercícios são feitos em casa. Com a inversão, os estudantes tiveram acesso ao conteúdo em casa e durante as aulas ele foi trabalhado na forma de exercícios, aulas práticas de laboratório, redes de conversa e produção de mapas conceituais. A aquisição do conteúdo foi a partir da plataforma do ChatGpt, um sistema de chat de conversação com tecnologia de Inteligência Artificial (IA). Antes de cada novo assunto os alunos recebiam algumas perguntas que deveriam ser feitas para a IA e as respostas eram compartilhadas com a turma e analisadas, confirmadas ou corrigidas pelo professor. O professor, nessa metodologia é de fundamental importância, dado que sua função é guiar o processo de aprendizagem dos alunos, mostrando como essa tecnologia deve ser utilizada e ajudando-os a construir o conhecimento científico. Dessa forma o conteúdo foi trabalhado durante todo o ano letivo. A sequência didática foi aplicada em uma das cinco turmas de terceira série de uma escola estadual da Paraíba. Mas, para análise dos dados, todas as cinco turmas foram avaliadas. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que a metodologia utilizada na sequência foi bastante eficaz, visto que a turma que trabalhou com a IA obteve o melhor desempenho da escola no ENEM dos últimos anos, as notas das avaliações evidenciaram uma melhoria no rendimento em Física e a turma esteve motivada, participativa e disposta a aprender durante todo o ano letivo, segundo o corpo docente. Por fim, conclui-se que a tecnologia pode ser uma grande aliada do professor no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que este oriente os seus alunos durante o seu uso, e o produto educacional aqui proposto tem potencial para ajudá-los nesse processo.

Presidente - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR
Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Interno - 1879244 - LEANDRO IBIAPINA BEVILAQUA
Notícia cadastrada em: 11/07/2024 15:41