Caderno inteligente: O estudo dos princípios da eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de energia elétrica, segundo o novo ensino médio
Ensino de Física, Eletricidade, Novo Ensino Médio, Sequência didática, BNCC
Este trabalho foi desenvolvido em acordo com a BNCC - Base Nacional
Curricular Comum, e apresenta como produto educacional o material didático
pedagógico intitulado “Caderno inteligente: O estudo dos princípios da
eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de
energia elétrica, segundo o Novo Ensino Médio”.
O material tem como objetivo proporcionar ao aluno e professor mais um
recurso didático para o aprofundamento no estudo dos princípios de
eletrodinâmica: a definição de corrente elétrica, sua intensidade e seus efeitos,
a resistência elétrica e lei de ohm, além de Potência elétrica e o cálculo do
consumo de energia elétrica orientando sobre a escolha dos equipamentos
elétricos que permitem a economia de energia :relacionado ao consumo de
energia elétrica pelas residências, buscando entender a partir do ponto de vista
científico o consumo de energia elétrica sustentável e eficiente.
O Caderno inteligente apresenta conteúdos e atividades propostas
através de uma sequência de ensino com um planejamento bem definido das
aulas a partir das habilidades e competências exigidas pela BNCC na matriz do
componente curricular de Física, buscando atender a um dos pré requisitos
fundamentais do Novo Ensino Médio que é o de tornar a prática docente mais
dinâmica e interativa favorecendo a interdisciplinaridade, o protagonismo
estudantil e o desenvolvimento de uma visão abrangente e crítica, apontando
novas possibilidades educativas para conceitos tradicionalmente desenvolvidos
de maneira isolada.
A sequência de ensino apresentada no caderno é fundamentada na teoria
Sociocultural de Vygotsky, apoiando-se nas metodologias ativas de ensino. Sua
aplicação será realizada pela professora e autora do trabalho, com alunos da 3ª
série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, em Natal-
RN, durante 6 encontros (6h/aulas)
Dessa forma, entendemos que possamos contribuir na prática docente do
professor de Física durante a transição do Ensino Médio para o Novo ensino
Médio, para que, com o uso do material desenvolvido através da investigação e
prática em sala de aula o professor tenha recursos e estratégias que o auxilie a
promover ao aluno uma formação ética em busca de um entendimento maior
pela ciência aproximando-se e despertando o interesse de todos pelo universo
científico.