Banca de DEFESA: MARIA AUXILIADORA LEITE DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA AUXILIADORA LEITE DE MEDEIROS
DATA : 18/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual https://meet.google.com/atg-tboy-bow
TÍTULO:

Caderno inteligente: O estudo dos princípios da eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de energia elétrica, segundo o novo ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Eletricidade, Novo Ensino Médio, Sequência didática, BNCC


PÁGINAS: 134
RESUMO:

Este trabalho foi desenvolvido em acordo com a BNCC - Base Nacional

Curricular Comum, e apresenta como produto educacional o material didático

pedagógico intitulado “Caderno inteligente: O estudo dos princípios da

eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de

energia elétrica, segundo o Novo Ensino Médio”.

O material tem como objetivo proporcionar ao aluno e professor mais um

recurso didático para o aprofundamento no estudo dos princípios de

eletrodinâmica: a definição de corrente elétrica, sua intensidade e seus efeitos,

a resistência elétrica e lei de ohm, além de Potência elétrica e o cálculo do

consumo de energia elétrica orientando sobre a escolha dos equipamentos

elétricos que permitem a economia de energia :relacionado ao consumo de

energia elétrica pelas residências, buscando entender a partir do ponto de vista

científico o consumo de energia elétrica sustentável e eficiente.

O Caderno inteligente apresenta conteúdos e atividades propostas

através de uma sequência de ensino com um planejamento bem definido das

aulas a partir das habilidades e competências exigidas pela BNCC na matriz do

componente curricular de Física, buscando atender a um dos pré requisitos

fundamentais do Novo Ensino Médio que é o de tornar a prática docente mais

dinâmica e interativa favorecendo a interdisciplinaridade, o protagonismo

estudantil e o desenvolvimento de uma visão abrangente e crítica, apontando

novas possibilidades educativas para conceitos tradicionalmente desenvolvidos

de maneira isolada.

A sequência de ensino apresentada no caderno é fundamentada na teoria

Sociocultural de Vygotsky, apoiando-se nas metodologias ativas de ensino. Sua

aplicação será realizada pela professora e autora do trabalho, com alunos da 3ª

série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, em Natal-

RN, durante 6 encontros (6h/aulas)

Dessa forma, entendemos que possamos contribuir na prática docente do

professor de Física durante a transição do Ensino Médio para o Novo ensino

Médio, para que, com o uso do material desenvolvido através da investigação e

prática em sala de aula o professor tenha recursos e estratégias que o auxilie a

promover ao aluno uma formação ética em busca de um entendimento maior

pela ciência aproximando-se e despertando o interesse de todos pelo universo

científico.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 4857669 - JEFFERSON SOARES DA COSTA
Externa à Instituição - THATYARA FREIRE DE SOUZA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 17/09/2023 16:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao