Aparatos experimentais para ensino de astronomia: processo de ensino e aprendizagem com inclusão de acessibilidade do produto educacional para prática docente.
Ensino de Astronomia, ensino inclusivo
No presente trabalho, propusemos desenvolver com o tema Astronomia durante algumas intervenções, de experiências pedagógicas, vivenciadas na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio, na Cidade de Mamanguape-PB com as turmas da 1° C e 1° D do ensino médio e da turma do 8° ano do Ensino fundamental. Foi utilizada a metodologia baseada na teoria de aprendizagem de Vygostky que permite a interação social entre alunos e professores, para analisar o processo ensino-aprendizagem dos alunos. Tomando como referências do ensino de Astronomia, nesse trabalho, estão explanados às competências e habilidades em consonância da Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) e algumas referências da História da Astronomia. Para tornar-se um ensino de Física mais atrativo que possibilita o despertar dos interesses dos estudante foram trabalhadas às atividades investigativas e experimentais a partir dos aparatos experimentais e jogos com práticas lúdicas .Essas atividades são concebidas como produto educacional. Os aparatos elaborados e os jogos lúdicos são acompanhados uma sequência didática para que os professores pudessem ter acesso e melhorar suas práticas docentes. Foram elaborados três aparatos experimentais para o ensino médio: AE1- Medida da aceleração da gravidade local , AE2- Astrolábio para medida de paralaxe estelar, e AE3- Mini Sistema Solar- Para medida de altura das estrelas. Para o ensino fundamental comtemplam atividades experimentais na área temática de astronomia: AE4- Construção de um Sistema Solar e AE5- Jogos lúdicos e atividades holísticas na área da astronomia. A aplicabilidade desses aparatos foram utilizados o aparato AE1 que obteve resultados parciais a partir do processo de ensino e aprendizagem , por meio de aplicação de questionário pré-teste e atividades pertinente a esse aparato experimental, e o aparato experimental AE4 , que teve sua aplicabilidade na escola em parceria com a professora de Ciência do Ensino fundamental , com objetivo de incentivar as práticas do ensino de ciências com atividades experimentais e lúdicas. A postura dialógica do professor, bem como, a participação ativa dos alunos ao longo do processo foram elementos fundamentais para que os alunos conseguissem ter a oportunidade de colocar em prática a construção do conhecimento através das atividades experimentais.