APRENDIZAGEM DE CÁLCULOS ESTEQUIOMÉTRICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Ensino de Química. Estequiometria. Interdisciplinaridade. Metodologia ativa. Aprendizagem significativa.
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática interdisciplinar fundamentada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), com o objetivo de promover a aprendizagem significativa dos cálculos estequiométricos no ensino médio. A proposta surgiu a partir da constatação de dificuldades recorrentes dos estudantes da 2ª série do ensino médio em conteúdos de Química, Física e Matemática que envolvem operações básicas, raciocínio lógico e interpretação de problemas. Essas dificuldades comprometem a compreensão de conceitos fundamentais da estequiometria e impedem o avanço em conteúdos mais complexos. A intervenção será realizada no primeiro semestre de 2025 com estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Ferreira Itajubá, com o apoio dos professores das respectivas áreas. A proposta didática foi elaborada com base na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e na abordagem pedagógica de projetos proposta por John Dewey, buscando valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes e promover a articulação entre teoria, prática e experimentação. A sequência didática contempla aulas expositivas, resolução de situações-problema contextualizadas, realização de experimentos, produção de vídeos e construção de mapas mentais. Como produto educacional, será elaborado um e-book com orientações e registros da experiência, com o intuito de subsidiar a prática docente no enfrentamento das dificuldades relacionadas ao ensino de cálculos nas ciências da natureza.