PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELTON FILLIPPE BARRETO TAVARES

DISCENTE : ELTON FILLIPPE BARRETO TAVARES
DATA : 02/08/2024
LOCAL: Container 2 - sala de webconferência do IQ

RESTAURAÇÃO DE ACERVO DOCUMENTAL IMPRESSO COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS DE ÁCIDOS E BASES.

RESTAURAÇÃO DO PAPEL; CELULOSE E PAPEL; APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA; EDUCAÇÃO EM QUÍMICA; ÁCIDOS E BASES; EXPERIMENTAÇÃO

Esse trabalho aborda a utilização de processos químicos de restauração de papel como uma estratégia pedagógica para melhorar a compreensão dos alunos sobre os conceitos de ácidos e bases no ensino de química. A pesquisa foi motivada pela observação de que muitos estudantes enfrentam dificuldades em entender a relevância da química, frequentemente devido à falta de contextualização e à ênfase em aspectos negativos da disciplina. A proposta do projeto de dissertação é desenvolver uma sequência didática (SD) que articule atividades práticas e teóricas, permitindo que os alunos experimentem diretamente os conceitos químicos em um contexto de restauração de acervos documentais. A SD foi estruturada em três etapas: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, seguindo as diretrizes de autores como Méheut e Delizoicov. A metodologia utilizada na pesquisa é mista, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Um questionário inicial foi aplicado para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, seguido pela exibição de um vídeo motivacional sobre a indústria de papel e celulose. A aula expositiva sobre ácidos e bases precedeu a prática experimental, onde os alunos participaram da restauração de um livro, promovendo um aprendizado ativo e significativo. Após a prática, um debate foi realizado para discutir a experiência e revisar os conceitos abordados. Uma atividade lúdica foi planejada para reforçar o aprendizado, e um questionário final foi aplicado para avaliar a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento adquirido. Os resultados esperados incluem uma melhor compreensão dos conceitos químicos pelos alunos, além de um aumento no interesse e na motivação para o estudo da química, demonstrando a eficácia da metodologia proposta na educação básica. A pesquisa destaca a importância de integrar práticas experimentais ao ensino de química, promovendo uma abordagem crítico-transformadora que valoriza a relevância da ciência na sociedade. O trabalho também enfatiza a necessidade de uma comunicação mais clara sobre a importância da química, buscando desmistificar a disciplina e torná-la mais acessível e interessante para os estudantes.

Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1715109 - DANIEL DE LIMA PONTES
Presidente - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA