PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA FERREIRA DE CASTRO

DISCENTE : PATRICIA FERREIRA DE CASTRO
DATA : 25/07/2024
LOCAL: Sala F1 - setor III

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO, APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DE ELETROQUÍMICA

Palavras-chave: avaliação da aprendizagem; avaliação formativa; ensino de química; eletroquímica

A presente pesquisa-ação se propõe a investigar e promover a integração da avaliação formativa no processo de ensino e aprendizagem de Eletroquímica. Para este fim, inicialmente, são explorados os princípios teóricos da avaliação da aprendizagem, dando ênfase à avaliação formativa e destacando seus benefícios e aplicações práticas específicas para o contexto educacional em questão. Em seguida, são analisadas as práticas atuais de avaliação utilizadas por professores de Química, identificando suas limitações e oportunidades de melhoria. Com base nesse levantamento de informações, desenvolve-se um conjunto de atividades avaliativas formativas adaptadas ao ensino de Eletroquímica. Essas atividades são projetadas não apenas para diagnosticar os saberes e as habilidades adquiridos pelos alunos, mas também para promover o seu envolvimento ativo no processo de construção da sua própria aprendizagem. A pesquisa avança com a aplicação das atividades avaliativas formativas em um ambiente educacional real, durante as aulas de Eletroquímica. Essa fase da pesquisa inclui a coleta de dados sobre o impacto das atividades no desempenho dos alunos e na sua aceitação ao método formativo. A análise da eficácia das estratégias utilizadas na pesquisa deu-se por meio de uma abordagem qualitativa, através da sondagem de opinião dos alunos e com base nos resultados obtidos na realização das atividades avaliativas, durante as aulas de Eletroquímica, observando-se os objetivos educacionais estabelecidos. A implementação dessas atividades em ambiente educacional real revelou resultados promissores, demonstrando melhorias no desempenho dos alunos, um engajamento mais significativo e uma compreensão mais profunda dos conceitos estudados. Ao final da pesquisa, como produto educacional da dissertação, objetiva-se produzir um guia de orientação para a implementação da avaliação formativa, em PDF, destinado aos professores de Química, o qual será norteado pelos resultados obtidos em campo. Esse guia visa subsidiar a elaboração de instrumentos avaliativos diversificados, promovendo uma abordagem mais dinâmica, interativa, participativa e orientada para o processo e não para resultados. Além disso, o material disponibilizará as atividades avaliativas formativas de Eletroquímica, testadas nesta pesquisa, explicando os processos e meios utilizados para a sua elaboração.

Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Presidente - 1804952 - FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA