PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANKLINS MARQUES TORRES

DISCENTE : FRANKLINS MARQUES TORRES
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Sala F1 - setor III

UNIDADE DIDÁTICA SOBRE O ENSINO DE PROPRIEDADES FÍSICAS DOS TRIGLICERÍDEOS - UMA ABORDAGEM  AMBIENTAL.

Unidade Didática; Propriedades físicas; Resíduos de fritura; Triglicerídeos; Educação ambiental

O presente projeto de pesquisa propõe a elaboração e aplicação de Unidade Didática (UD) sobre o ensino de propriedades físicas dos triglicerídeos utilizando uma abordagem ambiental, focada no impacto do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha e em sua reciclagem para mitigar os impactos ambientais relacionados. Visa, ainda, analisar a contribuição desta UD na promoção de uma aprendizagem significativa das propriedades físicas de compostos orgânicos, além disso, na formação de alunos do curso de Hospedagem da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Professora Marly Ferreira Martins, em Caucaia-CE, uma escola de ensino médio profissionalizante integrado. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa de pesquisa-ação, que busca compreender a realidade a partir da percepção dos participantes. Com foco no impacto ambiental, a metodologia inclui a aplicação da unidade didática intitulada "ENTENDENDO AS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPONENTES QUÍMICOS PRESENTES NOS ÓLEOS RESIDUAIS DE COZINHA E O IMPACTO DO SEU DESCARTE NO MEIO AMBIENTE" contendo atividades como a exibição de vídeos sobre a problemática do descarte inadequado de resíduos oleosos de cozinha, aulas expositivo-dialogadas, rodas de conversa e oficinas para relacionar o tema do descarte consciente de resíduos com os conteúdos de propriedades físicas dos compostos químicos presentes nos triglicerídeos. A proposta é envolver os estudantes de forma prática e significativa, preparando-os  como agentes de mudança na gestão ambiental das empresas onde atuarão, oferecendo-as profissionais mais competentes na gestão ambiental e promovendo uma educação sustentável e contextualizada. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes desconhece o destino correto para o descarte do óleo de fritura, quase metade deles o descarta inadequadamente. Muitos têm pouca familiaridade com as propriedades físicas das substâncias, a maioria não lembra ou confunde esses conceitos. Embora consigam observar os efeitos das propriedades físicas, como a não miscibilidade de água e óleo, eles não sabem explicar a causa, indicando uma aprendizagem simplesmente mecânica. Com relação à formação profissional, os estudantes enfrentam dificuldades nas disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática, mesmo chegando a reconhecer a importância delas, porém, poucos conseguem associar os conteúdos aprendidos nessas disciplinas com sua futura profissão. Espera-se assim, contribuir para que os estudantes desenvolvam novas habilidades e possam reorganizar seus conhecimentos prévios para construírem novos, dando-lhes significado e, assim, utilizá-los para entender e como ferramentas de transformação do contexto social onde se encontram inseridos.

Interno - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 1804952 - FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1718598 - Fernanda Marur Mazze - nullPresidente - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Notícia cadastrada em: 12/07/2024 08:02