PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: ELTER EDUARDO BEZERRA DA ROCHA

DISCENTE : ELTER EDUARDO BEZERRA DA ROCHA
DATA : 29/05/2024
LOCAL: 3F3

UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA ABORDAR FENÔMENOS DE OXIRREDUÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavras-chave: Sequência de atividades; Resolução de Problemas; Oxirredução.

O ensino de eletroquímica é muito desafiador para os professores, tendo em vista que é comum grande parte dos alunos considerarem a química como de difícil compreensão, devido a sua abstração, principalmente os conhecimentos relacionados à oxirredução. Diante disso, realizou-se uma busca em bases de dados da literatura sobre o ensino de química e muitos trabalhos encontrados investigam e demonstram a potencialidade da metodologia de Resolução de Problemas (RP) para o ensino de ciências. Nesse sentido, esse trabalho de mestrado busca saber como uma Sequência de Atividades (SA) utilizando a abordagem metodológica da RP pode auxiliar o ensino-aprendizagem de oxirredução na educação básica. Para tanto, propõe-se uma sequência de atividades para o ensino de conceitos relacionados à oxirredução utilizando a abordagem metodológica da RP. A sequência de atividades foi desenvolvida ao longo de cinco momentos ou etapas que se constituíram em: 1°) identificação dos conhecimentos prévios, 2°) Leitura de texto jornalístico, 3°) Resolução de exercícios, 4°) Aula expositivo-dialogada e 5°) Aplicação de um problema. Os sujeitos da pesquisa são alunos da terceira série do ensino médio de uma escola privada localizada em Natal/RN. E utilizou-se como instrumentos para coleta de dados a observação participante, questionários com perguntas fechadas e abertas aplicados no decorrer das atividades. Para proceder com a avaliação, os dados obtidos foram categorizados e analisados de forma qualitativa. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos conseguiu utilizar os conhecimentos de oxirredução adequadamente para resolver o problema final proposto que trata de um contexto de vida dos alunos. Dessa forma, pode-se inferir que a metodologia empregada possibilitou aos alunos o uso de conhecimentos científicos para resolver situações problemáticas relativas ao seu cotidiano.

Interna - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Interno - 338292 - JOAO BOSCO LUCENA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JEFFERSON ANDREY LOPES MATIAS - IFRN
Externo à Instituição - SAULO GREGORY CARNEIRO FONSECA - IFRN