A TRILHA DOS ÓXIDOS: UM MÓDULO DIDÁTICO COM ENFOQUE CTSA DENTRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ENSINO MÉDIO.
Óxidos; Ensino de Química; Abordagem CTSA; Produto educacional; Estudantes; criticidade
A promoção um aprendizado e ensino contextualizado com os pilares da ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente, que vá além da mera transmissão de conteúdo, conectando a teoria com a prática social e desenvolvendo habilidades de análise crítica e tomada de decisões nos alunos destaca-se como um grande desafio. Esta pesquisa busca desenvolver um módulo didático para o ensino de Química contextualizado com os pilares da ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente (CTSA). Com base em mais de uma década de experiência docente na formação geral básica, FGB, observa-se que livros e práticas de ensino ainda priorizam conteúdos clássicos em detrimento de abordagens mais aplicadas e integradas ao cotidiano. O módulo terá como tema central os óxidos, destacando sua relevância em processos naturais e tecnológicos, e sua relação com problemas contemporâneos, como os incêndios florestais e seus impactos ambientais e na saúde. A proposta será aplicada em uma escola pública de ensino médio em Fortaleza, alinhando-se à base nacional comum curricular, BNCC, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo uma aprendizagem crítica e significativa.