GAMIFICAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA E ORIENTAÇÃO DA AÇÃO: UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS
Palavras-chave: gamificação; propriedades da matéria; Teoria da Formação das Ações Mentais.
A pesquisa tem como objeto o processo de orientação da ação sobre os conteúdos relacionados às propriedades da matéria, com foco na assimilação de conceitos químicos no ensino médio. Tem como objetivo central elaborar um jogo didático digital gamificado, a fim de possibilitar uma estratégia pedagógica motivadora para o ensino de Química, com o propósito de avaliar a influência da gamificação no processo de ensino-aprendizagem. Fundamenta-se na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin, trazendo uma discussão de um jogo protótipo aplicado a estudantes do curso técnico em Edificações para caracterizar a base orientadora de estudantes acerca dos conceitos de densidade, concentração comum e massa, em uma perspectiva de aplicação a problemas de Química, com o intuito de embasar o planejamento das etapas do jogo que compõe o produto educacional da pesquisa. Metodologicamente, baseia-se nos pressupostos do experimento formativo e os resultados apontam para a reconfiguração qualitativa da ação dos estudantes com base nos indicadores propostos pela teoria, especialmente o grau de consciência, o detalhamento e a generalização. Os achados descrevem as dificuldades de aprendizagem e as necessidades de planejamento docente no contexto das etapas da ação para a formação de conceitos, reforçando a importância da mediação pedagógica e da gamificação como estratégia formativa no ensino de Química.