Banca de DEFESA: KALINE FERREIRA NÓBREGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KALINE FERREIRA NÓBREGA
DATA : 27/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de videoconferência
TÍTULO:

Tabela Periódica inteligente: Desenvolvimento de Ferramenta Interativa como Recurso Educacional para o ensino de Tabela Periódica


PALAVRAS-CHAVES:

Propriedades Periódicas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Tabela Periódica


PÁGINAS: 100
RESUMO:

As inovações tecnológicas têm contribuído significativamente para a educação, aprimorando tanto o ensino quanto a aprendizagem por meio do uso de tecnologias interativas. Essas ferramentas incentivam os professores a explorarem metodologias alternativas, visando aumentar a eficácia do processo pedagógico, notadamente no que se refere ao conteúdo da tabela periódica e de suas propriedades. No ensino deste tema, desafios como a dificuldade na abstração dos conceitos, a memorização mecânica e a escassez de recursos didáticos têm sido apontados, segundo pesquisas bibliográficas, como fatores que dificultam a assimilação desse conteúdo pelos estudantes. Utilizando os preceitos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, buscou-se elaborar um perfil conceitual dos estudantes antes e após a utilização da Tabela Periódica Inteligente (TPI) para assim aferir se a proposta pedagógica utilizando o recurso educacional interativo auxiliou na assimilação dos conceitos relativos às propriedades periódicas estudadas. A proposta foi aplicada em uma turma de 1º ano do ensino médio, composta por 17 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII, em Cabedelo/PB. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar a influência da Tabela Periódica Inteligente no progresso da aprendizagem sobre as propriedades periódicas. Sob mediação do professor-pesquisador, os alunos foram instruídos sobre como integrar perguntas, desenvolvidas por eles sobre periodicidade, a TPI. O produto educacional possibilita uma exploração dinâmica das propriedades periódicas, utilizando luzes de Led e conectividade Bluetooth para criar uma experiência de aprendizado mais interativa e visual. Para levantamento dos dados, foram utilizados dois questionários: o primeiro, de sondagem, aplicado antes da proposta metodológica, e o segundo, investigativo, aplicado após a proposta. Além disso, utilizou-se a observação participante. Os resultados indicaram que 64,7% dos alunos pesquisados preferem aprender por meio de atividades práticas. Isso indica uma forte inclinação para abordagens hands-on. A aplicação da TPI demonstrou um impacto positivo na assimilação das propriedades periódicas, ampliando o conhecimento dos alunos sobre a organização da Tabela Periódica e de suas propriedades. Antes da intervenção, 100% dos alunos não apresentaram conhecimento sobre propriedades periódicas ou periodicidade, enquanto, após o uso da ferramenta, mais de 50% alcançaram níveis representacionais e progressivos, com 68,9% evidenciando avanços no entendimento do raio atômico, além de melhorias significativas em eletronegatividade e energia de ionização. Além disso, 25% dos discentes progrediram na compreensão da afinidade eletrônica, comprovando o potencial da TPI para reduzir lacunas conceituais e estimular o engajamento no ensino de Química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804952 - FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Interno - 1979810 - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA
Externo à Instituição - FRANKLIN KAIC DUTRA PEREIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 24/02/2025 09:14
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