PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNO NAZARENO ANSELMO DE ARAUJO

DISCENTE : MAGNO NAZARENO ANSELMO DE ARAUJO
DATA : 23/07/2024
LOCAL: Sala 3F1

COMBUSTÍVEIS - QUÍMICA E ENERGIA: UM LIVRO VIRTUAL COM CONTEÚDOS DIGITAIS PARA PROFESSORES E ESTUDANTES.

Livro Digital Interativo; Objetos Digitais de Aprendizagem; interatividade.

O trabalho relata o desenvolvimento de um Livro Digital Interativo (LDI), um tipo de Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), denominado Combustíveis - química e energia: um livro virtual com conteúdos digitais para professores e estudantes. O livro foi hospedado na internet e organizado de maneira que o acesso aos recursos seja simples e objetivo. Ele contém em uma única página três seções: Seja bem-vindo, onde o ambiente é apresentado; Vamos lá!, seção onde os usuários terão acesso ao livro e poderão navegar através dele, seguindo as orientações que são fornecidas na introdução do material; e Vamos praticar um pouco?, onde serão encontrados exercícios e questões mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), abordando os conceitos químicos que o livro traz ao longo dos seus tópicos. O acesso ao livro pode ser realizado através do site www.magnoaraujo.com, partir do qual será possível utilizar todas as mídias de maneira ágil e fácil. Esse formato foi escolhido pois, através de um link e um dispositivo móvel, como smartphone e tablet, ou com uso de um computador com acesso à internet, os professores e estudantes podem usufruir de todas as possibilidades que o produto oferece para facilitar a compreensão da química e sua relação com os aspectos energéticos da matéria. O livro virtual foi desenvolvido para ser constantemente atualizado com mais recursos, de modo que os conteúdos de Química podem ser mais explorados e aprofundados em próximas versões. A partir das avaliações realizadas com professores e alunos, será possível concluir se essa ferramenta possui grande potencial para trabalhar conteúdos que relacionam química e energia de maneira mais criativa e interativa.

Presidente - 2681542 - FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES
Interno - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR