PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINE FERREIRA NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KALINE FERREIRA NÓBREGA
DATA : 25/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala F1 -setor III
TÍTULO:

TABELA PERIÓDICA INTELIGENTE: INTEGRANDO A ROBÓTICA NO ENSINO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Tabela Periódica, TICs, Robótica Educacional.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

As inovações tecnológicas têm proporcionado melhorias significativas no contexto escolar, tanto no ensino quanto na aprendizagem por meio do uso de tecnologias digitais. Essas ferramentas incentivam os professores a explorar metodologias alternativas, visando aumentar a eficácia do ensino e da aprendizagem, notadamente no que se refere ao conteúdo da tabela periódica. Este estudo visa integrar a robótica educacional ao ensino das propriedades periódicas na disciplina de química, com o objetivo de promover o progresso na aprendizagem de maneira mais interativa e significativa para alunos do Ensino Médio. Na metodologia, foi adotada a pesquisa-ação, permitindo um ciclo contínuo de ação e reflexão para adaptar as práticas pedagógicas às necessidades dos alunos. A fundamentação teórica foi alicerçada nas teorias de Vygotsky e Ausubel, que enfatizam a importância da mediação e da aprendizagem significativa, a proposta foi aplicada em uma turma de 1º ano do ensino médio com 17 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII, localizada em Cabedelo/PB. Os alunos aprenderam os conceitos de tabela periódica e foram instruídos sobre como programar o Arduino para integrar perguntas desenvolvidas por eles sobre periodicidade com uma tabela periódica interativa. A relevância dessa abordagem reside no fato de que ela engaja os alunos ao proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e contextualizada à cultura digital. Acredita-se que esse engajamento promoverá motivação e facilitará a compreensão dos conceitos químicos sobre as propriedades periódicas dos elementos químicos. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, apresentando dados que demonstrem que a utilização da tabela periódica inteligente pode ser uma ferramenta eficiente no ensino de química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804952 - FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Interno - 1979810 - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA
Interno - 1913849 - EDGAR PERIN MORAES
Notícia cadastrada em: 09/07/2024 13:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao