PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: RONALDO FREIRE MENDES DE LIMA

DISCENTE : RONALDO FREIRE MENDES DE LIMA
DATA : 05/07/2024
LOCAL: IQ2 - Sala de Webconferência

Orgânica Master: Análise de um jogo de cartas como ferramenta para o ensino de funções orgânicas

Jogos educativos; Funções Orgânicas; Aprendizagem gamificada

Os jogos educativos têm o potencial de atuar como um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem de química. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, ao familiarizá-los com conceitos específicos e despertar o interesse pelo estudo desses conteúdos. Este trabalho tem como objetivo adotar uma abordagem lúdica ao ensinar conceitos de química orgânica para alunos do ensino médio. Nesse contexto, foi desenvolvido um jogo educativo  para alunos do 3º ano do ensino médio. Esse jogo consiste de um tabuleiro e   76 cartas, que abordam diversos conceitos relacionados às funções orgânicas, como características estruturais, propriedades físicas, químicas e outras propriedades dos compostos representados pelas cartas. O jogo será aplicado em duas turmas do ensino médio regular da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte durante o primeiro semestre de 2024. Para avaliar o desempenho da atividade lúdica proposta, serão utilizados formulários, registros fotográficos e depoimentos dos alunos que participaram das partidas. A participação ativa dos alunos nas aulas, o aumento do envolvimento social, a motivação demonstrada na construção de fatores cognitivos e a melhoria na compreensão e interconexão conceitual, são indicadores positivos esperados. Almeja-se que a aplicação do jogo revele que ele é uma estratégia dinâmica no processo de ensino e aprendizagem de conceitos de química orgânica. O que poderá ser confirmado por meio das observações visuais, dos depoimentos dos alunos após cada partida e da análise das respostas nos questionários.

Presidente - 3007778 - ANDERSON DIAS VIANA
Interno - 2681542 - FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES
Interna - 433663 - MARTA COSTA
Notícia cadastrada em: 13/06/2024 09:36