PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIANE ALVES DA SILVA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIANE ALVES DA SILVA COSTA
DATA : 18/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Container 2 - sala de webconferência do IQ
TÍTULO:

Desenvolvendo as habilidades da BNCC a partir de Atividades Experimentais Problematizadas: um manual didático para o ensino da Química em um contexto regional (RN).


PALAVRAS-CHAVES:

Experimentação; BNCC; Resolução de Problemas


PÁGINAS: 51
RESUMO:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter orientador e normativo que direciona por meio de competências e habilidades a elaboração do currículo escolar. O ensino baseado por competências, permite que o estudante desenvolva conceitos de cada componente curricular, a partir da interação com o meio escolar e com seus pares, causando então uma aprendizagem não apenas de conteúdos, mas de habilidades que o permitam estabelecer uma relação com o meio em que vive atuando de forma consciente. As atividades experimentais configuram-se como uma metodologia que permite a reflexão de fenômenos empíricos propiciando uma qualidade positiva para a aprendizagem dos conceitos científicos, desta forma é uma metodologia que além de associar o fenômeno observável com a explicação teórica, pode promover o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas, citada na BNCC. Dessa forma será que atividades experimentais problematizadas articuladas a um contexto regional possibilitam o desenvolvimento de habilidades norteadas pela BNCC? Para responder a esta pergunta será realizado um estudo sobre quais as habilidades previstas na BNCC que podem ser desenvolvidas com trabalhos experimentais e classificar quais contextos regionais associados a economia e culinária do Rio Grande do Norte que podem ser temáticas de atividades experimentais problematizadas relacionas ao ensino de conteúdos químicos aplicadas em uma turma da 2ª série do ensino médio. Espera-se como resultado desse trabalho, que seja possível a criação de um manual de propostas para que o professor possa empregar as atividades experimentais em suas aulas de forma problematizadora e contextualizada, permitindo também que o profissional siga a orientações estabelecidas pelos documentos nacionais que norteiam o ensino médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3007778 - ANDERSON DIAS VIANA
Interno - 1804952 - FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Interno - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 09:58
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