PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA INTERFACE YOUTUBE PARA UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
Tabela Periódica. Ensino de Química. Aprendizagem Colaborativa. Tecnologias de Informação e Comunicação. Metodologias de Ensino
Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional a ser utilizado no ensino de química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos da Tabela Periódica”. O produto terá como mecanismo de orientação um Manual de Apoio Pedagógica voltado para utilização das tecnologias de Informação e Comunicação, associadas a metodologia de Aprendizagem Colaborativa no contexto da Teoria Sócio Interacionista consagrada por Vygotsky. Para tanto, utilizando como parâmetro metodológico a denominada pesquisa qualitativa, foi realizado um trabalho com uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará, em três etapas: a primeira destinou-se a sugestão para a criação de um canal de vídeos a serem produzidos pelos próprios alunos com a temática “Tabela Periódica”, elementos químicos e sua aplicabilidade, seguida pela realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado como também sobre as possibilidades do uso das TICs, a partir de um momento de sensibilização com a exibição de alguns matérias análogos já existentes da internet, a segunda foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos e, finalmente, o último momento que foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. A meta é que a partir dessa experiência de observação e acompanhamento tenhamos elementos suficientes para a concepção produto educacional efetivo, significativo, dinâmico e prático.