Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ALDENIZA LAURENTINO DE LIMA

DISCENTE : MARIA ALDENIZA LAURENTINO DE LIMA
DATA : 26/07/2024
LOCAL: Sala de Reuniao no IQ2

Hortelã Pimenta (Aetheroleum Menthae Piperitae): A Química dos Constituintes Orgânicos dos Óleos Essenciais.

Pedagogia de Projetos; Hortelã–pimenta; Funções Orgânicas

Baseando-se na Pedagogia de projetos (PP), este trabalho objetiva desenvolver um Guia Didático (GD) denominado “A Química Essencial da Hortelã Pimenta: Um guia didático para o estudo de funções orgânicas”  para os alunos dos cursos técnicos em Química e da Agropecuária da EEEP. A pesquisa será realizada através de observação participante, envolvendo etapas de plantio, colheita e extração dos óleos essenciais e caracterizada a partir de dados qualitativos que serão coletados através de registros áudio-fotográficos e notas de campo, além de experimentos realizados no laboratório do curso Técnico. Com esse tema busca-se proporcionar a compreensão das funções orgânicas e desenvolver competências e habilidades cognitivas e, sobretudo, socioemocionais. Através da PP, o Guia Didático apresenta capítulos envolvendo as 5 etapas do estudo que são: Planejamento, Execução, Depuração, apresentação e Exposição propostas por Nogueira, 2008. Dessa forma, o projeto desenvolvido junto aos alunos possibilitará a aprendizagem contextualizada de conceitos basicos de Química Orgânica.

Presidente - 433663 - MARTA COSTA
Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES