Banca de QUALIFICAÇÃO: HANNA CRISTINA TAVARES DANTAS DE SOUZA

DISCENTE : HANNA CRISTINA TAVARES DANTAS DE SOUZA
DATA : 30/07/2024
LOCAL: Laboratório de Ensino de Química – IQ3

O ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR HIDROCARBONETOS, ÁLCOOIS E ÉSTERES A PARTIR DA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS.

Estudo de caso; Funções orgânicas; Combustíveis

As dificuldades de aprendizagem em Química Orgânica enfrentadas por alunos do Ensino Médio ocorrem, principalmente, pela falta de contextualização dos conceitos ligados ao dia-a-dia mas, também, pela pouca conexão com outros conceitos químicos e pela dificuldade de interpretação da linguagem química, levando a necessidade de repensar a abordagem pedagógica. Dessa forma, a fim de relacionar o conteúdo com uma temática do cotidiano, desenvolvemos este trabalho a partir da estratégia de ensino Estudo de Caso, colocando os alunos em contato com problemas reais para contextualizar os conteúdos químicos. Nesse cenário, o objetivo foi aplicar e investigar a estratégia de ensino Estudo de Casos para o estudo de Hidrocarbonetos, Álcoois e Ésteres a partir da temática combustíveis, para que os alunos desenvolvam habilidades com intenção de reconhecer e diferenciar funções orgânicas, conseguindo relacionar o conteúdo estudado com situações do dia-a-dia. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo um protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A aplicação aconteceu na Escola Estadual Berilo Wanderley, situada na cidade do Natal/RN, onde foram produzidos quatro casos investigativos e aplicados em uma turma de 3ª série do Ensino Médio Potiguar, através de uma sequência de 8 aulas que envolveram questionário de conhecimentos prévios, leitura e discussão dos casos, pesquisa orientada, elaboração de diário de bordo e culminou com a produção de vídeos pelos alunos com a encenação dos casos e as soluções propostas pelos grupos. Os dados da pré-análise indicam que muitos alunos desconheciam a temática Combustíveis ou tinham ideias incompletas oriundas do senso comum, no entanto, ao longo da pesquisa eles desenvolveram aprendizagens que foram identificadas pela Análise de Conteúdo de Bardin. Como Produto Educacional, propomos uma página na rede social Instagram como ferramenta de divulgação da estratégia Estudo de Caso e com produções audiovisuais elaboradas pelos estudantes.

Interno - 2681542 - FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES
Interna - 1805556 - LUCIENE DA SILVA SANTOS
Presidente - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR
Interna - 1695600 - PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA