Banca de DEFESA: EDVANIA NOGUEIRA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDVANIA NOGUEIRA DE ARAUJO
DATA : 28/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sítio eletrónico < meet.google.com/fqo-zjda-ump >
TÍTULO:

ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL: UMA AVALIAÇÃO DO SIAPE SAÚDE NA PERSPECTIVA DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão da Informação. Sistemas de Informação em Saúde. Saúde do Servidor público federal. Siape Saúde. Qualidade da Informação.


PÁGINAS: 183
RESUMO:

A necessidade de gestão, padronização e sistematização das informações no campo da saúde dos servidores públicos federais deu origem, em 2009, ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor – Siass, cujo objetivo é coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores públicos federais. A presente pesquisa se propôs a avaliar a qualidade da informação presente na funcionalidade Relatório de Pesquisas Gerencias do Siape Saúde, sistema que abriga o Siass, quanto o suporte à proposição de ações voltadas à saúde e à segurança do servidor em Universidades Federais. Como objetivos específicos pretendeu descrever as principais dimensões necessárias à qualidade da informação, identificando a sua existência ou não no sistema avaliado; averiguar o grau de importância atribuído pelos gestores das unidades Siass às dimensões da qualidade da informação; identificar as limitações presentes no relatório gerencial e propor um plano de melhorias. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de cunho descritivo, com abordagem quanti-qualitativa realizada a partir de um levantamento do tipo survey, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicado inspirado no Modelo PSP/IQ de Kahn, Strong e Wang (2002). De forma complementar, foi realizado um grupo focal com a equipe local do Siass da Ufersa, conduzido por um roteiro de entrevista, elaborado a partir dos pontos fracos identificados na aplicação dos questionários e tendo como molde a ferramenta de gestão 5W2H. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. A pesquisa confirmou a presença das dimensões da qualidade da informação no relatório gerencial embora as dimensões Quantidade apropriada, Completeza, Facilidade de uso e Acessibilidade exijam mais atenção. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de melhorias de ordem organizacional, tecnológica e humana, onde foram elaboradas recomendações para o fortalecimento da qualidade da informação que é gerada e consequentemente do sistema, garantindo o seu uso continuado. Espera-se que as indicações de aperfeiçoamento aqui apresentadas possam munir os órgãos estruturantes do Sipec para o enfrentamento contínuo dos desafios que envolvem a saúde e a segurança no trabalho, transformando as informações do sistema Siape Saúde em respostas coerentes para uma gestão estratégica e contribuindo para a melhoria contínua das ações de proteção e promoção da saúde, segurança e bem-estar dos servidores públicos federais, cooperando de forma significativa para o aumento do desempenho das organizações nessas importantes áreas, além de fomentar a otimização da gestão da informação, colaborando para a adoção de novas práticas quanto ao acesso, uso e compartilhamento de informações.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARY LUIZ DE OLIVEIRA PETER FILHO - FACEN
Presidente - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Interno - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO
Notícia cadastrada em: 30/09/2020 11:14
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