PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL JUNTO AOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DE SAÚDE DA UFRN PARA O USO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
Competência Informacional. Programa de Competência
Informacional. Comportamento Informacional. Portal de Periódicos da Capes.
A Era da Informação é permeada pelo desenvolvimento das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC) e tem a informação com papel de destaque
na sociedade, sendo fundamental para a geração do conhecimento. Para
produzir conhecimento, é preciso entender a importância da informação e o
comportamento adotado pelo indivíduo ao buscá-la, identificando as
habilidades e competências necessárias para a realização desse processo,
bem como as fontes utilizadas para satisfazer suas necessidades
informacionais. O texto caracteriza a competência informacional, sua origem,os
padrões e indicadores utilizados para a implantação e avaliação de programas
de competência informacional de estudantes do nível superior. Nesse cenário,
este estudo pretende responder ao seguinte questionamento: Quais estratégias
e ações podem ser projetadas para desenvolver competências informacionais
junto aos discentes de Graduação da UFRN a fim de potencializar o uso do
Portal de Periódicos da Capes? A pesquisa caracteriza-se como descritiva,
com abordagem quanti-qualitativa, aplicada aos alunos dos cursos de
graduação da área da Saúde na UFRN, tendo como ambiente de pesquisa o
Portal de Periódicos da Capes. Como instrumento de levantamento de dados,
serão utilizados um grupo focal e um questionário estruturado,construído de
acordo com os padrões e indicadores da competência informacional para o
ensino superior, no intuito de identificar estratégias e ações capazes de
desenvolver a competência informacional junto aos alunos de graduação da
área de saúde da UFRN, além de ampliar o uso do Portal de Periódicos da
Capes.