BUSCA E USO DE INFORMAÇÕES: COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ
Competência em Informação. Comportamento Informacional. Modelo ISP. Fontes de Informação.
A competência em informação tem se expandido na sociedade frente à necessidade do indivíduo desenvolver um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimento sobre o universo informacional. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a competência em informação dos alunos do 3º ano dos Cursos Técnicos da Escola Agrícola de Jundiaí. E como objetivos específicos analisarmos na literatura as melhores práticas voltadas para formar as habilidades necessárias para o sujeito localizar as informações, bem como descrevermos as habilidades e comportamento informacional dos sujeitos envolvidos no processo de uso das fontes de informação; verificarmos os obstáculos encontrados pelos sujeitos nas atividades de acesso a informação e construção do conhecimento fazendo uso do modelo Information Search Process (ISP); por fim, propormos uma intervenção com realização de oficinas teórico/prática com vistas a capacitar os sujeitos a fazerem uso da biblioteca, das normas da ABNT e das fontes de informações. O aporte teórico foi fundamentado em Dudziak (2003, 2006, 2016), Kuhlthau (2010), Cunha, Amaral e Dantas (2015), González-Teruel (2005), Gasque e Costa (2010), Lau (2007), dentre outros. No percurso metodológicos caracterizam-se como uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, de natureza quali-quantitativa, com relação aos procedimentos técnicos bibliográfica e uma pesquisa-ação. O campo de pesquisa será a Escola Agrícola de Jundiaí, o universo será composto pelos alunos dos cursos técnicos e a amostra formada pelos alunos concluintes do 3º ano. Os instrumentos de coleta de dados serão um questionário e oficinas teórico/práticas que serão aplicados aos discentes. O resultado dos questionários será analisado utilizando a Escala Likert e as respostas obtidas nas oficinas serão analisadas a partir da análise de conteúdo de Bardin.