ESTUDO DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO NAS REDES SOCIASI NA INTERNET: UMA ETNOGRAFIA VIRTUAL NA FANPAGE DO TVU NOTÍCIAS
Usuários da informação. Redes sociais na internet. Comportamento informacional. Práticas informacionais.
Essa dissetação tem o objetivo de fazer um estudo de usuários da informação a partir de bases teóricas presentes no conceito do comportamento informacional e de práticas informacionais. Essas duas perspectivas se sustentam, respectivamente, nos paradigmas cognitivo e social da Ciência da Informação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual se aplica a técnica da etnografia virtual, amparada pelos instrumentos da observação participante, entrevistas semiestruturadas e levantamento de dados estatísticos. O campo empírico é a fanpage do TVU Notícias no Facebook, considerando que os usuários da informação se fazem cada vez mais presentes nesses ambientes não-físicos. Dessa forma, teve-se como objetivo analisar os aspectos relacionados ao comportamento informacional, além de evidenciar elementos das ações dos usuários da informação que condizem com a abordagem socioconstrutivista, emergente como terceiro paradigma dos estudos de usuários no campo da Ciência da Informação. Os resultados da investigação foram analisados a partir da análise categorial de conteúdo, conforme Bardin. Foram elencadas quatro categorias finais, condizentes com elementos do comportamento e das práticas informacionais: reconhecimento da necessidade de informação, busca da informação, uso da informação, além da interação dos usuários. Como resultados têm-se que os usuários utilizam a fanpage como fonte de informação, o que é proporcionado especialmente pela característica da convergência na rede social na internet. A relação dos sujeitos com a informação não ocorre sempre devido a uma necessidade explícita ou um estado anômalo de conhecimento. Em muitos casos, não há um problema a se resolver. Consequementemente, o usuário não faz uma busca efetiva de informação para solucionar um problema específico. Entende-se que o ambiente estudado se faz interativo e o sujeito pode se deparar casualmente com a informação ou buscá-la por simples prazer ou curiosidade. Além disso, foi evidenciado o elemento sociabilidade como fundamental nessa relação usuário-informação e na construção do conhecimento. Por fim, esboçou-se algumas recomendações de aplicabilidade das constatações para melhorias e adequações na fanpage do TVU Notícias.