Banca de QUALIFICAÇÃO: LIEGE PRISCILA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIEGE PRISCILA DE MEDEIROS
DATA : 05/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/qct-qafy-vmh
TÍTULO:

A IMPLEMENTAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CURRAIS NOVOS: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores. Hermenêutica de Profundidade. Políticas educacionais. História da Educação Matemática. Interiorização do ensino.


PÁGINAS: 280
RESUMO:

Esta tese investiga o processo de criação, implementação e consolidação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Currais Novos, entre os anos de 2015 e 2024. Com abordagem qualitativa e natureza interpretativa, a pesquisa fundamenta-se na Hermenêutica de Profundidade proposta por Thompson (2011), articulando-se às contribuições de Car-doso, V. (2009), Oliveira (2008), Gonzales (2017) e Ricoeur (1983), a fim de compre-ender os sentidos e significados atribuídos à formação continuada de professores em contexto regional. O objetivo geral é analisar o processo de escolha, implementação e alinhamento do curso com as necessidades locais de formação continuada, bem como suas contribuições para a Educação Matemática e o ensino de Ciências Natu-rais e Matemática na região do Seridó Potiguar. Os objetivos específicos consistem em mapear os principais acontecimentos e decisões que marcaram o processo de implementação da especialização, avaliando suas consequências para o desenvolvi-mento do curso; examinar o alinhamento da proposta com as demandas formativas dos professores do Seridó, considerando as transformações políticas e sociais do pe-ríodo e identificar as contribuições do curso para o ensino de Ciências Naturais e Ma-temática na região. Foram utilizadas fontes documentais institucionais e entrevistas semiestruturadas com docentes, gestores e técnicos que atuaram na trajetória do curso. A análise percorre os níveis intencional, estrutural e referencial das formas sim-bólicas, buscando interpretar os discursos e documentos em suas dimensões históri-cas e institucionais. Os resultados indicam que a especialização emergiu como res-posta às demandas locais por qualificação docente e como estratégia institucional de cumprimento de metas educacionais. Contudo, enfrentou obstáculos, como a seg-mentação disciplinar e os desafios da articulação interdisciplinar e da interiorização das políticas públicas. Ao valorizar a memória e a história como elementos constituti-vos da prática docente, a pesquisa evidencia disputas, tensões e possibilidades no campo da formação continuada, contribuindo para o debate sobre políticas educacio-nais e o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento regional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3147364 - ADRIEL GONCALVES OLIVEIRA
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Externa ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES - UFRNExterna à Instituição - VIRGÍNIA CARDIA CARDOSO - UFABC
Notícia cadastrada em: 10/11/2025 16:10
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