ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E A INCOMPLETUDE DE ASPECTOS TECNOLÓGICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Letramento Científico e Tecnológico; Cultura científica e Tecnológica; Ensino de Ciências; Transformação Social.
A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) é uma perspectiva formativa no ensino de Ciências que visa capacitar os indivíduos não apenas com conhecimentos científicos e tecnológicos, mas também com a habilidade de usar esse conhecimento de forma crítica e ética, como um dos caminhos para a transformação social. Apesar dessa perspectiva buscar promover um maior encontro dos estudantes com a cultura científica e a tecnológica, é crucial reconhecer que existe uma incompletude na abordagem epistêmica da Tecnologia dentro da ACT. Nessa perspectiva, este estudo buscou analisar dimensões de ACT de forma ampliada, buscando reconhecer seus impactos na Formação Inicial (FI) de professores de Ciências Naturais. O estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa do tipo estado da arte e pesquisa de natureza interventiva, demarcada na modalidade aplicação. A primeira etapa da pesquisa dedicou-se à realização de um estado da arte em bases de dados e periódicos nacionais e internacionais entre os anos 1992-2022. Para apoio analítico do corpus selecionado, utilizou-se o software IRaMuTeQ. Na segunda etapa, buscou-se coletar dados empíricos por meio de um curso de formação, ocorrido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), neste participaram 12 professores em FI em Ciências Biológicas e Química. Os instrumentos utilizados foram avaliação diagnóstica, observação participante, diário de bordo, gravador de voz e questionário. Para análise do corpus coletado no curso, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Entre os resultados, infere-se que a busca por aspectos tecnológicos na ACT em produções acadêmicas nacionais e internacionais nos revelou evidências que puderam se somar à defesa de uma incompletude na ACT. Frente a isso, propomos seis dimensões de ACT que incorporam aspectos tecnológicos. Ainda enquanto desdobramento teórico, apresentamos uma proposição denominada de circuito em espiral da ACT, que pode orientar professores de Ciências no planejamento de aulas, sequências didáticas ou outros contextos pedagógicos. Quanto ao curso de formação, infere-se que ele contribuiu não apenas para ampliar concepções sobre Tecnologia, bem como promover reflexões acerca do papel da Ciência e da Tecnologia na sociedade e formação docente.