A IMAGEM PÚBLICA DA QUÍMICA: ESTUDO SOBRE AS VISÕES DE LICENCIANDOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Filosofia da Química; Imagem Pública da Química; Aspectos de Natureza da Química; Divulgação Científica; Formação de Professores.
Reflexões filosóficas sobre a química, seu caráter distintivo em relação às demais ciências e seus impactos sociais ao longo da história, são importantes para a promoção de uma visão mais rica e autêntica da disciplina, tanto de professores como de estudantes. A abordagem de questões epistemológicas pode favorecer reflexões sobre a Imagem Pública da Química, afastando concepções reducionistas que a associam a estereótipos, desastres ambientais, e outras conotações negativas disseminadas na sociedade e na comunidade científica. O presente trabalho teve como objetivo investigar o modo como graduandos em Química compreendem questões de natureza da Química a partir da problematização de aspectos da Imagem Pública da Química e suas implicações para o ensino e Divulgação Científica. A investigação adotou pressupostos de abordagem qualitativa e das pesquisas do tipo intervenção pedagógica, desde o planejamento à implementação das etapas de levantamento de dados empíricos, que foi conduzida no contexto de um curso de formação com licenciandos em Química do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os instrumentos de coleta de dados incluíram um questionário, produções escritas no contexto de atividades didático-pedagógicas e gravações de interações discursivas com os estudantes ao longo de quatro dias consecutivos de curso, que totalizaram dez horas. Os dados foram organizados e examinados à luz da Análise Textual Discursiva, apoiados ainda em uma ferramenta heurística para a análise de concepções de química. No contexto do ensino de química, os resultados evidenciaram que, além da identificação de concepções sobre a química, o perfil conceitual de Química mostrou-se útil para a análise da Imagem Pública da Química em termos epistemológicos e socioculturais, ampliando essa caracterização para além da dicotomia positiva-negativa. Além disso, a experiência sugeriu indícios de que relacionar a Imagem Pública da Química com aspectos de Natureza da Química pode contribuir para a fundamentação epistemológica na formação de professores, por pelo menos duas razões, a primeira, porque este trabalho evidenciou implicações éticas e sociais da química. Em segundo lugar, pela necessidade de promover a heterogeneidade de pensamento e fala, para contribuir com uma visão autêntica da química em sua complexidade. Em relação à divulgação científica, a atividade didática resultou em textos de divulgação cultural, com a presença de elementos característicos do discurso da divulgação científica. Diante disso, apontamos a Filosofia da Química como fundamentação epistemológica para formação de professores de química e divulgadores da ciência química.