Mirando Vênus: o revólver fotográfico e um astrônomo brasileiro no Japão
Francisco Antônio de Almeida Júnior; História Cultural da Ciência; trânsito de Vênus; revólver fotográfico
Em 1872, o astrônomo brasileiro Francisco Antônio de Almeida Júnior foi enviado pelo diretor do Observatório Imperial do Rio de Janeiro para estudar Astronomia na França. Posteriormente, participou da missão francesa para observar o trânsito de Vênus em 9 de dezembro 1874 em Nagasaki, no Japão. Na ocasião do trânsito, d’Almeida foi o responsável por manusear o “revólver fotográfico” idealizado pelo astrônomo Jules Janssen. D’Almeida retornou ao Brasil em 1876 e publicou duas obras diretamente associadas com as experiências vivenciadas durante a expedição: um relatório científico (A Parallaxe do Sol e as passagens de Vênus - 1878) e um relato de viagem (Da França ao Japão: Narração de viagem e descrição histórica, usos e costumes dos habitantes da China, do Japão e de outros países da Ásia - 1879). Inserido nesse contexto, esse trabalho busca analisar as contribuições desse astrônomo brasileiro a partir da sua prática científica, visando gerar subsídios para o Ensino de Astronomia. O referencial teórico que utilizamos é a vertente da historiografia denominada História Cultural da Ciência, a qual descreve as práticas científicas como sendo práticas culturais situadas em um tempo e espaços específicos. O aporte da História Cultural da Ciência (HCC) entende que as ciências não devem ser estudadas na cultura, mas como cultura. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, de cunho teórico, realizada a partir de fontes primárias e secundárias. A principal fonte primária analisada na Tese foi o relatório científico de D’Almeida, em virtude do nosso interesse pela descrição detalhada sobre a observação do fenômeno do trânsito de Vênus em 1874. Por fim, buscamos apresentar aspectos relevantes de Natureza da Ciência (NdC), por meio da abordagem de “temas” e “questões”, que foram identificados a partir do contexto histórico e sociocultural apresentado, visando promover discussões de natureza histórico-epistemológicas no Ensino de Astronomia.