Banca de QUALIFICAÇÃO: NATAN CAVALCANTE BRANDAO

DISCENTE : NATAN CAVALCANTE BRANDAO
DATA : 24/07/2024
LOCAL: Sala 51 (PPgECM/CCET/UFRN)

A CULTURA SCI-FI E POP NA FORMAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PLANETA MARTE: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA

Planeta Marte; Representação social; Formação Docente; Ensino de Física.

Durante as duas primeiras décadas do século XXI até o presente momento, o Planeta Marte emergiu em diferentes meios de comunicação e de entretenimento, principalmente nas esferas da ficção científica (Sci-Fi) e na cultura popular (Pop), despertando a curiosidade e a imaginação do grande público. As culturas Sci-Fi e Pop não apenas inspiram imaginações e visões do futuro, mas também podem moldar a maneira como as pessoas percebem e interpretam informações científicas relacionadas ao Planeta Marte. Somado a isso, nota-se ainda uma espécie de nova corrida espacial, desta vez, gerida fortemente pela iniciativa privada. Nesse contexto, disputas empresariais multimilionárias e obras como “A guerra dos mundos” e “Perdidos em Marte”, possuem potencialidades de influenciar, de forma direta ou indireta, na formação de Representações Sociais (RS) sobre o Planeta Vermelho. Assim, objetivamos investigar quais as RS de docentes em Física na formação inicial sobre o Planeta Marte, bem como compreender de que modo essas RS poderiam impactar no ensino de ciências, considerando, por exemplo, noções sobre natureza da ciência e sobre a exploração espacial. Para isso, foram entrevistados alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Física presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), centrando-se nos subgrupos de ingressantes do ano 2024 e participantes dos programas de ensino PIBID e RP, totalizando um total de 72 licenciandos participantes da pesquisa. Para o embasamento teórico-metodológico, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici, aliada à Abordagem Estrutural de Abric (Teoria do Núcleo Central). Utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e Hierarquização para a coleta de dados por meio de questionários. A análise dos dados, realizada com base na análise prototípica, revelou que termos "vida", "exploração", "universo", “astronomia” e “água” destacaram-se como possíveis elementos constituintes do núcleo central das representações Sociais de Marte pelos licenciandos. Esses resultados sugerem que, embora os licenciandos em física demonstrem interesse em assuntos referentes à astronomia e exploração espacial, as RS sobre Marte refletem uma perspectiva do senso comum evidenciada por meio das mídias de massa, como sendo um planeta que chama atenção do contexto aeroespacial, com possibilidade de colonizar ele e com evidências de vida extraterrestres, o que indica o potencial significativo de influência da cultura popular na percepção pública dessas questões, interferindo assim, na formação das RS e no ensino de física. Por fim, espera-se dar continuidade à investigação das RS, por meio da aplicação de entrevista semiestruturada para o mesmo grupo investigado, com o mesmo grupo investigado, com o foco em analisar as possíveis influências na formação de professores.

Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externa ao Programa - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE - UFRNExterno ao Programa - 348011 - GILVAN LUIZ BORBA - UFRN
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 13:07