Banca de QUALIFICAÇÃO: NAILMA DE ARAÚJO SILVA

DISCENTE : NAILMA DE ARAÚJO SILVA
DATA : 18/07/2024
LOCAL: Meet

INDICADORES DA DISPOSIÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR E DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

argumentação científica escolar; pensamento crítico; transformação social; objetivos de ensino

No contexto do ensino de ciências, há uma crescente demanda por abordagens que visam formar cidadãos críticos e conscientes. Nesse contexto, a argumentação científica escolar e o desenvolvimento do pensamento crítico surgem como pilares essenciais para o aprimoramento dessas habilidades. Partimos do pressuposto de que as atividades de ensino, cujos objetivos são embasados na relação entre a argumentação científica escolar e o pensamento crítico, possibilitam o desenvolvimento de uma disposição para a transformação social em contextos sociocientíficos. O objetivo geral foi analisar dissertações e teses do período de 2013 a 2023, no âmbito do Ensino de Química, que se apoiam na argumentação científica escolar e no pensamento crítico, com vistas à identificação de indicadores que caracterizam a disposição para a transformação social. Para embasar teoricamente nossa abordagem, utilizamos os referenciais de Jimènez-Aleixandre e Puig (2022), assim como os pressupostos propostos por Silva, Marbà-Tallada e Marquez Bargalló (2024). Esta pesquisa, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura para seleção das dissertações e teses, e para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O principal resultado foi a emersão de categorias temáticas de nível interpretativo a partir de uma descrição analítica, com isso, emergiram quatro indicadores do desenvolvimento de disposições para a transformação social: i) desenvolvimento da argumentação e do pensamento crítico por meio de temáticas sociocientíficas; ii) desenvolvimento do pensamento crítico e a formação de indivíduos democráticos; iii) análise crítica e o posicionamento sobre informações e fontes; e iv) defesa de ideias sustentadas em evidências. A discussão qualitativa desses indicadores, confrontando-os com os referenciais adotados na nossa pesquisa, será realizada posteriormente, após o exame de qualificação.

Externa à Instituição - LÍVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA - IFRN
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Interno - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Interna - ***.742.017-** - MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO - NÃO INFORMADO