ESTUDO DA ORIENTAÇÃO DA AÇÃO PLANEJAR SITUAÇÕES-PROBLÊMICAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS FUNDAMENTADAS EM CONTRADIÇÕES DIALÉTICAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA BASEADA NOS SISTEMAS TEÓRICOS DE P. YA. GALPERIN E DE M. I. MAJMUTOV.
Ensino de Ciências; Situações-problémicas; Formação de Professores; Letramento Científico; Teoria de Galperin; Ensino Problémico de Majmutov.
A presente tese estuda a orientação da ação de planejar situações-problêmicas por professores de ciências, fundamentadas em contradições dialéticas, utilizando como base os sistemas teóricos de P. Ya. Galperin e M. I. Majmutov. A pesquisa se justifica pela necessidade de aprimorar a formação continuada dos docentes, promovendo o letramento científico e o desenvolvimento do pensamento cientifico. A metodologia adotada no estudo foi o acompanhamento de uma experiência formativa com professores de ciências realizada pelo Prof. Dr. Isauro Beltrán Núnez, visando estudar a orientação da ação planejar situações-problémicas para o ensino de ciências. Os dados coletados já foram organizados para a análise da experiência formativa, de acordo com os objetivos específicos delimitados, a fim de identificar as contribuições para o planejamento de situações-problêmicas no ensino de ciências, favorecendo o desenvolvimento do pensamento científico. A tese argumenta que a experiência formativa, conduzida por um professor formador experiente e baseada nos sistemas teóricos de P. Ya. Galperin e M. I. Majmutov, pode contribuir para a orientação dos professores no planejamento de situações-problêmicas para o ensino de ciências no contexto escolar.