Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS MIRANDA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS MIRANDA RODRIGUES
DATA : 28/06/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Formato remoto pelo Meet
TÍTULO:

A CÂMARA DE NUVENS: DE OBJETO CIENTÍFICO À PRÁTICA DE FISICA MODERNA


PALAVRAS-CHAVES:

História das Ciências, Cultura Material, Laboratório Didático, Câmara de Nuvens.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Pela Cultura Material subentende-se que os objetos carregam consigo significados e atributos históricos, e que por meio de uma descrição detalhada conseguimos ampliar nossas fontes históricas sem ficarmos restritos somente a documentos escritos. Neste sentido, os estudos da cultura material passaram a ser inseridos na história da ciência através das investigações dos instrumentos científicos. Desta forma, surge a cultura material científica, destinada à análise de duas categorias de instrumentos, aqueles utilizados em pesquisas (objetos científicos) e os destinados aos laboratórios didáticos (objetos pedagógicos). No ensino superior, em específico nos laboratórios didáticos, há uma linha muito tênue entre o significado de cada categoria. Ao tratarmos da Física Moderna, em que os fenômenos e os objetos são uma caixa preta, entendidos mais a partir de modelos teóricos pré-concebidos, a prática experimental torna-se apenas uma demonstração e perde o caráter investigativo inicial, logo, os instrumentos passam a ser, preponderantemente, com fim pedagógico e demonstrativo. Assim, por meio de um estudo de caso, este trabalho tem como objetivo investigar a Câmara de Nuvens, levando em consideração os aspectos históricos e epistemológicos utilizados em sua construção e de todas as adaptações sofridas até sua chegada nos laboratórios didáticos. Fazendo isso, na seguinte ordem: revisar de forma historiográfica as versões científicas da Câmara de Nuvens; analisar a versão pedagógica da Câmara de Nuvens baseando-se na abordagem cultura material científica; identificar os fatores que tornaram a Câmara de Nuvens um objeto pedagógico e a importância deste instrumento no Ensino de Ciências. As primeiras versões da Câmara de Nuvens são classificadas como objetos científicos, pois tinham como propósito estudar a fenomenologia das partículas subatômicas. Porém, no decorrer dos anos, a Câmara passa por modificações e fica cada vez mais compacta, logo perdendo seu caráter investigativo e torna-se um objeto de cunho pedagógico e de divulgação. Além disso, a forma com que a Câmara de Nuvens é empregada nos laboratórios a descaracteriza, pois em muitas das vezes os experimentos trabalhados já são roteirizados, havendo somente uma breve visualização experimental seguida da coleta de dados. Assim, podemos concluir que a Câmara de Nuvens é um equipamento fundamental nos laboratórios didáticos, pois possibilita uma boa compreensão dos fenômenos físicos aos discentes. Porém, considerando sua historicidade, é subutilizada, atribuindo um caráter empírico distorcido ao conhecimento adquirido no final do século XIX e começo do século XX, e que se trata da Física Moderna.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - WANDERLEY VITORINO DA SILVA FILHO - UFAM
Presidente - ***.667.318-** - ANA PAULA BISPO DA SILVA - UEPB
Externo à Instituição - JOSÉ ANTONIO FERREIRA PINTO - UEPB
Externo à Instituição - LUIZ AUGUSTO STUANI PEREIRA - UFCG
Notícia cadastrada em: 10/06/2024 11:24
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