Banca de QUALIFICAÇÃO: HERIBERTO SILVA NUNES BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HERIBERTO SILVA NUNES BEZERRA
DATA : 25/06/2024
LOCAL: Via Meet

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO: UMA ANÁLISE DO PIBID-MATEMÁTICA DO IFRN NA PERSPECTIVA DO CICLO DE BALL

PIBID; Planejamento de Atividades de Ensino; Ensino de Matemática; Documentos de Políticas Internas; Teoria-Prática.

O objetivo deste texto de exame de qualificação é investigar os elementos que emergem: dos documentos internos e da prática de implementação do subprojeto PIBID-Matemática do IFRN (campus Natal-Central). Estes são referentes aos planejamentos de atividades de ensino realizados pelos bolsistas entre 2023 e 2024. Além disso, busca-se identificar nos documentos orientadores do programa as diretrizes presentes para o planejamento de atividades de ensino; e examinar seus contextos influência e contextos da prática de iniciação à docência em Matemática no âmbito do IFRN, levando em consideração a relação de implementação dessas atividades. Para realizar essa investigação, inicialmente foi feito um levantamento no catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, e o material selecionado foi submetido à Análise de Conteúdo (Bardin, 2010). Posteriormente, foi realizada uma análise dos documentos de políticas internas do IFRN, especificamente do Projeto Institucional do PIBID e do Subprojeto da Matemática, utilizando como referencial teórico os elementos do Ciclo de Ball (Ball, 1994). Por fim, foi conduzido um estudo de caso entre 2022 e 2023 na Escola Estadual Instituto Padre Miguelinho, em Natal/RN, onde foram observados os encontros de planejamento de atividades de ensino organizados pelos bolsistas do Programa. Os licenciandos foram entrevistados para a coleta de informações. Os resultados parciais identificaram três elementos principais emergentes dos planejamentos de ensino: proposições sobre estratégias de ensino e aprendizagem; diálogos conceituais e práticas pedagógicas; estímulo à produção científica e participação em eventos acadêmicos.

Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Notícia cadastrada em: 06/06/2024 17:07