EXPERIMENTANDO A PAISAGEM DO BAIRRO POTENGI, EM NATAL/RN, ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA: A PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO 6º ANO
Ensino de Paisagem, Experiência, Bairro, Fotografia, Sequência didática
Ensinar sobre Paisagem é um exercício multifacetado: possui caráter geográfico, teórico, didático e metodológico. Na contemporaneidade, as paisagens são profundamente afetadas pela ação humana, seja em aspectos sociais, econômicos ou culturais. Situando essa reflexão no campo da Geografia Humanista, o conceito de Paisagem deve ser encarado sob a perspectiva da experiência do sujeito com o espaço, buscando compreender o conjunto de sensações, vivências e significados envolvidos nesta relação, e que conduzem às concepções sobre Paisagem. No contexto da Educação Geográfica, essa abordagem pode ser mediada através da fotografia, enquanto linguagem pedagógico-geográfica que possibilita a experiência com o espaço. Este processo requer a necessidade de um percurso formativo, que pode ser estabelecido através da elaboração de uma sequência didática. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo produzir uma sequência didática para o ensino de Paisagem, na disciplina de Geografia no 6º ano, sob a perspectiva da experiência com o espaço do bairro do Potengi, em Natal/RN, tendo a fotografia como linguagem mediadora deste processo pedagógico-geográfico. Para o alcance deste objetivo, os procedimentos metodológicos pressupõem uma pesquisa de caráter qualitativo, que está estruturada através da pesquisa exploratória e da pesquisa de campo. A pesquisa exploratória conta com a realização de pesquisa bibliográfica, baseando-se em referenciais teóricos como Cavalcanti (2010), Callai (2005), Dantas (2011), Gomes (2013), Holzer (1996), Merleau-Ponty (1999) e Zabala (1998) e com a pesquisa documental, consultando a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, foi aplicado um questionário com professores de Geografia, a fim de considerar as experiências docentes para a elaboração da sequência didática. A pesquisa de campo, por sua vez, foi desenvolvida na escola Centro Educacional Progresso, situada no bairro Potengi, em duas turmas de 6º ano, a fim de experimentar a sequência didática proposta. Os resultados permitem refletir sobre as potencialidades educativas da fotografia para o ensino de Paisagem sob o viés da experiência, enquanto possibilita explorar vivências individuais e coletivas no espaço, bem como elaborar sentidos para as paisagens com base nas sensações e emoções que estas provocam. Além disso, destaca-se o olhar dos alunos ao registrar as paisagens, o que revela uma sensibilidade e afetividade para com a natureza, em detrimento ao avanço da urbanização no bairro estudado.