ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TDAH NAS ESCOLAS DE MARACANAÚ/CE:
GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DO SEXTO ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
ensino de geografia; TDAH; inclusão escolar
Este trabalho levanta questionamentos acerca do ensino de Geografia no contexto da inclusão escolar de alunos
com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, objetivando a elaboração de um guia didático-
pedagógico com orientações e estratégias de ensino da Geografia para os professores destes alunos nos sextos
anos do Ensino Fundamental. Nesse sentido, caracteriza este contexto a partir da pesquisa de abordagem
qualitativa e exploratória, adotando procedimentos metodológicos diversos como a pesquisa bibliográfica,
documental e de campo. O texto apresenta os resultados da investigação até o presente momento, descrevendo,
principalmente, o caminho metodológico da pesquisa, os achados do estado da arte e da etapa da pesquisa de
campo, que consistiu na aplicação de entrevistas com seis professores de Geografia e com uma representante do
setor da Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação de Maracanaú (CE). Busca também caracterizar
o produto educacional a partir da sua concepção, pressupostos e estrutura preliminar, bem como detalha a
organização para as próximas etapas do estudo. Em geral, os resultados permitem apontar que as pesquisas
realizadas na última década trazem à tona o despreparo docente para trabalhar com o tema da inclusão de
estudantes neurodivergentes, decorrente da ausência ou pouca ênfase do tema nas grades dos cursos de
licenciatura em Geografia. O levantamento também revelou a baixa produtividade acadêmica sobre o assunto nos
últimos anos, suscitando questionamentos sobre a inclusão desses estudantes nas aulas de Geografia e inferindo a
urgência da realização de novas pesquisas relacionadas. Como resultados das entrevistas, foi possível constatar
que existe um número expressivo de alunos diagnosticados com TDAH na rede municipal de ensino de Maracanaú,
totalizando 1.136 estudantes, com 306 nos anos finais e 78 no sexto ano do Ensino Fundamental. Mesmo diante do número crescente de diagnósticos, ficou evidente a carência de ações institucionais, como atendimento educacional
específico e formações continuadas que apoiem e preparem o professor para atuar de forma qualificada no
ambiente escolar. Os dados revelam também que, apesar do esforço para promover um ensino inclusivo, as
estratégias propostas pelos professores ainda não fazem parte de uma rotina pedagógica estruturada, adotando
atividades e processos avaliativos não sistemáticos de inclusão desses estudantes. Os professores também
enfrentam vários desafios estruturais e pedagógicos, como a falta de materiais, turmas numerosas e apoio
institucional insuficiente, impactando diretamente na qualidade do ensino. A proposta de guia didático-pedagógico
apresentada dialoga com esse cenário, ancorando-se em situações reais do cotidiano pedagógico dos professores
de Geografia e com vistas a contribuir para o efetivo processo de inclusão dos alunos com TDAH.