Banca de DEFESA: VALQUÍRIA DE ARAÚJO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALQUÍRIA DE ARAÚJO SANTOS
DATA : 20/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto: Google Meet
TÍTULO:

GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: PROPOSTA DE LIVRO LITERÁRIO SOBRE O LUGAR SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Geografia Escolar. Educação infantil. Lugar. Livro Literário. Práticas Pedagógicas.

 


PÁGINAS: 144
RESUMO:

A Geografia Escolar, se faz presente em toda a educação básica brasileira, e em suas múltiplas
linguagens, proporciona um amplo leque de ferramentas que são capazes de promover o
desenvolvimento integral das crianças, considerando suas experiências e interações no espaço
em que vivem. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo produzir um Livro Literário
destinado à Educação Infantil, com ênfase na categoria geográfica “Lugar”, considerando o
município São José do Seridó/RN. A investigação se justifica pela importância de integrar a
Geografia Escolar às vivências significativas da criança na primeira infância, por meio de uma
linguagem sensível, lúdica e afetiva. Metodologicamente a investigação consistiu em pesquisa
bibliográfica a autores que discutem sobre lugar, a saber: Yu-Fu Tuan (1983;2015), e nas
contribuições de Milton Santos (2006), Callai (2004), Geografia Escolar, Lopes (2013; 2018),
Acauan (2021), Educação Infantil, Azevedo e Silva (2023), Mello e Subrack (2019), e Livro de
literatura, Chaves e Carneiro (2022), Theves (2012), Kaercher (2011), Noronha (2005), Azevedo
(1999). Além disso, realizou-se pesquisa documental as normativas que orientam o currículo no
Brasil, Rio Grande do Norte e São José do Seridó/RN, quais sejam: Base Nacional Comum
Curricular (2018), Documento Curricular do Rio Grande do Norte (2018), Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil (2009), Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil (1998), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), bem como o Projeto Político
Pedagógico (PPP), e planos de aula dos docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil,
do estado do Rio Grande do Norte, buscando identificar a presença e a abordagem da Geografia
Escolar. Ademais, foi realizado pesquisa de campo, momento em que foram feitos registros
fotográficos de espaços urbanos e rurais de São José do Seridó, nos quais foram transformados
em ilustrações que compõem o cenário da obra. Como principal resultado, destaca-se que o uso
da Literatura Infantil como estratégia pedagógica possibilita a abordagem da Geografia de forma
sensível e acessível, fomentando a construção de identidades, a valorização das memórias
afetivas e o reconhecimento do espaço vivido como um território de experiências. Sobretudo, a
Literatura Infantil mostrou-se uma potente ferramenta didática, capaz de articular a Geografia
Escolar à realidade das crianças, promovendo interações, vivências significativas e
aprendizagens sensíveis.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.082.010-** - DENISE WILDNER THEVES - UFRGS
Presidente - ***.611.234-** - DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO - NÃO INFORMADO
Externo à Instituição - JADER JANER MOREIRA LOPES
Notícia cadastrada em: 23/05/2025 07:47
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